Dom Paulo Alves Romão assume como novo bispo da Diocese de Paranaguá

Cerimônia foi realizada na Catedral de Nossa Senhora do Rosário

Dom Paulo Alves Romão tomou posse como novo bispo da Diocese de Paranaguá em cerimônia repleta de fiéis e autoridades.

Com a Catedral de Nossa Senhora do Rosário lotada de fiéis, Dom Paulo Alves Romão tomou posse neste sábado (27) como novo bispo da Diocese de Paranaguá, assumindo a missão de conduzir a Igreja Católica nos sete municípios do Litoral do Paraná. A celebração reuniu autoridades civis, religiosas e a comunidade católica da região.

Autoridades presentes

Entre os presentes estavam o governador em exercício Darci Piana (PSD), o prefeito de Paranaguá Adriano Ramos (Republicanos), o prefeito de Morretes, Junior Brindarolli (PSD), entre outras autoridades. Darci Piana destacou a importância da chegada de Dom Paulo para o Litoral. “Um novo bispo traz novas esperanças. Tenho certeza de que Dom Paulo fará um trabalho muito importante para esta diocese e para o povo do nosso Litoral, que vem crescendo muito e recebendo grandes investimentos. A Igreja sempre ajuda e faz bem para o povo, e juntos vamos fazer ainda mais pelo Paraná”, afirmou.

Mensagens de renovação espiritual

O prefeito Adriano Ramos ressaltou a renovação espiritual que a posse representa. “É um momento de renovação da fé e de reflexão sobre a nossa jornada terrena. Rezo para que Dom Paulo tenha saúde, força e coragem para conduzir esse bom povo católico”, declarou. Em suas primeiras falas como bispo diocesano, Dom Paulo Romão demonstrou humildade e disposição para estar próximo da comunidade. “Chego com o coração cheio de gratidão e humildade. O Santo Padre, o Papa Leão XIV, me confiou a missão de servir como pastor desta Igreja. Recebo este chamado não como honra, mas como serviço e dom de Deus. Venho para caminhar com a comunidade, para aprender e, juntos, sermos uma só família no Senhor”, afirmou.

Intenções do novo bispo

O novo bispo destacou ainda sua intenção de percorrer todas as paróquias e fortalecer o vínculo com os fiéis. “Assumo a Diocese não por carreirismo, mas para encontrar as pessoas e falar daquilo que é mais caro para nós: o amor de Deus. Estou aberto a visitar todas as paróquias e caminhar junto com o povo”, disse. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também se manifestou em nota, felicitando Dom Paulo pela nomeação: “Recebemos, com alegria, a notícia de sua nomeação como novo bispo da Diocese de Paranaguá. Fraternalmente, rogamos a Deus que conduza seu pastoreio junto a essa porção do Povo de Deus. Nossa Senhora do Rosário, padroeira da Diocese de Paranaguá, seja guia e intercessora em sua missão”.

Breve biografia

Natural de Barra do Jacaré, no Norte Pioneiro do Paraná, Dom Paulo Alves Romão nasceu em 6 de abril de 1964. Estudou Filosofia e Teologia no Rio de Janeiro e concluiu doutorado em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ordenado sacerdote em 1997 para a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, desempenhou diversas funções, entre elas a de professor da PUC-Rio e do Seminário Maior São José, além de cargos de coordenação pastoral. Em 2016, foi nomeado bispo titular de Calama e auxiliar da Arquidiocese do Rio, sendo ordenado em janeiro de 2017. Agora, assume a Diocese de Paranaguá, sucedendo Dom Edmar Peron e o administrador interino Dom Bruno Eliseu Versari. “Coloco o início deste novo tempo nas mãos de Nossa Senhora do Rosário, nossa Mãe Padroeira, pedindo que ela nos ensine a viver com fé, confiança e entrega total a Deus. Trago apenas o desejo sincero de amar esta diocese como a minha família e de me gastar por inteiro no serviço a todos”, concluiu Dom Paulo.

PUBLICIDADE

Relacionadas: