Medidas de proteção à indústria madeireira dos EUA
Medidas de Donald Trump visam proteger a indústria madeireira dos EUA, com tarifas que começam em 10% e podem chegar a 50%.
Na segunda-feira (30), o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a imposição de tarifas de 10% sobre a madeira importada e de 25% sobre móveis como armários de cozinha e banheiros, a partir de 14 de outubro. A nova política busca proteger a indústria madeireira americana, que enfrenta dificuldades devido à competição externa.
Medidas de proteção à indústria madeireira
Trump justificou a decisão com base na alegação de que as importações estão enfraquecendo a economia dos EUA, o que poderia afetar a segurança nacional. As tarifas devem aumentar em 1º de janeiro de 2026, atingindo 30% para produtos estofados e 50% para armários de cozinha e vaidades.
Impactos econômicos esperados
As tarifas visam evitar o fechamento de fábricas de madeira e interrupções nas cadeias de suprimentos, além de garantir a utilização da indústria madeireira local. A declaração de Trump ressaltou que os produtos de madeira são essenciais para a defesa nacional e infraestrutura crítica.
Próximos passos
As novas tarifas serão aplicadas sob a Seção 232 da Lei de Comércio de 1974, entrando em vigor às 12:01 EDT (0401 GMT) do dia 14 de outubro. O governo também está avaliando tarifas para outros setores, como farmacêuticos e caminhões pesados.