Instabilidade no Pix atinge vários bancos e é resolvida

Problemas técnicos afetaram o sistema de pagamentos instantâneos

Nesta segunda-feira (29), o Pix apresentou instabilidade, com mais de 9 mil registros de falhas, mas o Banco Central afirmou que o problema foi resolvido.

Nesta segunda-feira, 29, o Pix apresentou instabilidade, com relatos de usuários indicando um pico de falhas superior a 9 mil. Por volta das 11h30, o site Downdetector registrou essa quantidade de problemas no sistema de pagamentos instantâneos. O Banco Central, à tarde, confirmou a intercorrência e informou que o problema já havia sido sanado.

Problemas técnicos e resposta do Banco Central

Em nota, o Banco Central esclareceu que a instabilidade foi causada por “questões técnicas” no mecanismo de consulta às chaves do Pix. A instituição atuou prontamente para resolver a situação, que afetou também usuários de diversos bancos, como Santander e Itaú Unibanco, que confirmaram as oscilações.

A normalização do sistema

Às 12 horas, o Bradesco anunciou que o “acesso ao Pix já está normalizado” através do X. Outros bancos, como Nubank, Mercado Pago e Banco do Brasil, também reportaram dificuldades. Além disso, as buscas no Google por “PIX” e termos relacionados aumentaram significativamente durante o dia, evidenciando a preocupação dos usuários com a situação.

A instabilidade no Pix destaca a importância da confiabilidade em sistemas de pagamento, especialmente em um momento em que o uso de pagamentos digitais cresce cada vez mais. Os usuários podem ficar tranquilos, pois o sistema já foi restabelecido.

PUBLICIDADE

Relacionadas: