Governador Darci Piana destaca importância da representação paranaense
O governador em exercício Darci Piana participou da posse do ministro Edson Fachin na presidência do STF, que ficará no cargo por dois anos.
Nesta segunda-feira (29), em Brasília, o governador em exercício Darci Piana participou da posse do ministro Edson Fachin na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Fachin, que ficará no cargo por dois anos, sucedeu o ministro Luís Roberto Barroso, e teve como vice-presidente o ministro Alexandre de Moraes. “É um orgulho para o Paraná ter um representante da nossa terra na presidência da mais alta Corte do País”, afirmou Piana.
Compromissos da nova presidência
Em seu discurso, Fachin se comprometeu a garantir direitos fundamentais e a proteção da Constituição. “Nesse biênio, a gestão será guiada por compromissos claros ligados aos direitos humanos e fundamentais”, ressaltou. Ele enfatizou a necessidade de segurança jurídica, sustentabilidade, diversidade e transformação digital para aproximar a Justiça do povo.
Presença de autoridades
A sessão solene foi acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelos presidentes do Senado e da Câmara Federal, David Alcolumbre e Hugo Motta, além de outras autoridades dos Três Poderes. Fachin, natural do Rio Grande do Sul, cresceu no Paraná e tem uma sólida trajetória no Direito, incluindo um período como procurador do Estado.
Biografia do novo presidente
Nascido em 8 de fevereiro de 1958, Fachin graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e é mestre e doutor pela PUC-SP. Antes de ingressar no STF em 2015, atuou como advogado e foi procurador do Estado do Paraná. Entre fevereiro e agosto de 2022, presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).