A cooperada Lucélia Teles da Silva Sales, 44, trabalha há três anos como auxiliar de limpeza terceirizada no posto de atendimento da Viacredi, em Santa Felicidade, Curitiba. Foi ali, entre corredores e amizades com colegas, que ganhou o incentivo para iniciar que sempre achou improvável: expor suas almofadas artesanais, que aprendeu a fazer com a mãe ainda na infância, em uma feira local.
O que ela imaginava improvável aconteceu. Lucélia participou da primeira Feira do Negócio Local da Viacredi, uma cooperativa Ailos, em Curitiba. “Eu nunca tinha participado de um evento como esse antes, fiquei com medo, mas deu certo”, conta. Até então, a técnica de bordado artesanal (conhecido como fuxico) parecia ser apenas um passatempo: retalhos redondos, costurados até virarem pequenas esferas, se transformavam em almofadas que presenteava amigos em datas especiais. Com o tempo, vieram as encomendas e, agora, a possibilidade de empreender.
Desde que participou da feira, em agosto, Lucélia percebe uma expansão do próprio negócio. Como trabalha apenas meio período, utiliza o restante do tempo para produzir as almofadas. Com a técnica que aprendeu observando a mãe – que, por sua vez, também aprendeu da mesma maneira – leva cerca de dois dias para terminar uma almofada. Escolhe as cores com cuidado, as miçangas para compor a peça e garante: “Nenhuma se desmancha. Pode até lavar na máquina.”
Sobre o futuro
Lucélia revela que faz peças “bem fechadinhas, iguais às de loja”. Nunca tinha pensado em abrir uma loja ou viver só do artesanato, mas confessa que, recentemente, parou com a filha Manuela, 18, em frente a uma sala desocupada e ficaram “sonhando com novas oportunidades”. A filha criou um Instagram para a marca (@lualmofadasartesanais) e, de olho no futuro, as três gerações se empenham na produção das almofadas, que ainda é feita dentro de casa.
“Por enquanto eu não posso e nem pretendo largar o emprego fixo, mas as vendas das almofadas já me ajudam a complementar a renda”, diz Lucélia. A mãe dela, Maria das Graças, de 73 anos, acompanha com orgulho o trabalho da filha.
Incentivo ao empreendedorismo
Lucélia faz parte dos mais de 67 mil cooperados da Viacredi no Paraná. Presente no estado desde 2019, a cooperativa já conta com 12 postos de atendimento em Curitiba e Região Metropolitana, com ativos totais que ultrapassam R$ 390 milhões.
A Feira do Negócio Local é uma das iniciativas que estimulam o empreendedorismo entre os cooperados. Em agosto, reuniu mais de 60 empreendedores no Bosque São Cristóvão, em Curitiba, todos com participação gratuita, fortalecendo a economia local. Mais de 6,6 mil pessoas visitaram a feira.
Além das feiras, a Viacredi mantém programas como o Coopera Empreendedor, em parceria com o Sebrae, que oferece consultorias gratuitas em gestão, marketing e finanças para micro e pequenas empresas cooperadas. Mais de 1,3 mil negócios já foram atendidos, somando mais de 34 mil horas de consultoria.
A próxima edição da Feira do Negócio Local no Paraná será em 18 de outubro, em Pinhais.