Piloto espanhol compartilha sua visão sobre a transição de Palou
Carlos Sainz alertou Alex Palou sobre as dificuldades que pode enfrentar na Fórmula 1, ressaltando que a categoria é muito diferente da IndyCar.
Carlos Sainz avaliou o desempenho de Alex Palou na IndyCar e fez questão de alertar o compatriota espanhol sobre os desafios de uma eventual mudança para a Fórmula 1. O piloto da Williams destacou que, apesar do sucesso do campeão americano, a F1 é ‘um monstro completamente diferente’.
“A Fórmula 1 é um monstro completamente diferente. Tanto para o piloto, quanto pelo carro, e também como fórmula, é muito diferente de qualquer outra coisa”, afirmou Sainz. Ele reconheceu o nível impressionante de Palou na IndyCar, onde o espanhol venceu quatro dos últimos cinco campeonatos e dominou a categoria nos últimos três anos consecutivos.
O desempenho de Palou na IndyCar
“É impossível prever quão bem ele seria na Fórmula 1. Posso apenas dizer que, na IndyCar, ele está fazendo coisas incríveis. Ele deve estar fazendo muito, muito bem para dominar do jeito que está dominando em uma categoria tão competitiva”, completou o piloto da Williams.
Tentativa de aproximação com a F1
Palou já havia tentado se aproximar da F1 em 2022, quando a McLaren buscou contratá-lo para a equipe co-propriedade da IndyCar, Arrow McLaren. O movimento gerou uma disputa legal, que resultou em um acordo permitindo que Palou continuasse na Chip Ganassi Racing, mas atuasse como piloto reserva da McLaren na F1, em datas que não conflitassem com a Indy. Entretanto, o espanhol optou por permanecer na IndyCar, abrindo mão de sua aspiração de competir na F1, o que levou a McLaren a iniciar um processo judicial em Londres por danos estimados em 20 milhões de dólares.