Novo navio-plataforma da Petrobras foi recebido no Campo de Búzios
O navio-plataforma P-78, da Petrobras, chegou ao Campo de Búzios, no pré-sal, e pode elevar a produção em até 20%.
O navio-plataforma P-78, da Petrobras, chegou nesta terça-feira (30) ao Campo de Búzios, no pré-sal da Bacia de Santos, a 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. Essa nova estrutura tem potencial para elevar a produção diária em até 20%, segundo informações da estatal.
Detalhes da nova plataforma
A P-78, que partiu de Singapura no dia 13 de julho, é do modelo FPSO (Floating Production Storage and Offloading), com capacidade de produção de 180 mil barris de óleo e 7,2 milhões de metros cúbicos de gás diários. Com a chegada da P-78, o Campo de Búzios já conta com sete plataformas, incluindo a P-74, P-75, P-76, P-77, Almirante Barroso e Almirante Tamandaré.
Antecipação da operação
Para antecipar o início da operação, a Petrobras transportou a tripulação brasileira já embarcada, agilizando procedimentos e treinamento. Assim, a produção deve começar cerca de duas semanas antes do previsto. Essa prática não ocorria desde 1999.
Próximos passos
Os próximos passos incluem serviços de ancoragem e interligação da plataforma com os poços de petróleo, com previsão de duração de aproximadamente dois meses. O casco da P-78 foi construído em estaleiros na China e na Coreia do Sul, com módulos montados em Singapura, incluindo um módulo feito em Angra dos Reis, no Brasil.
Importância do pré-sal
De acordo com a ANP, a produção do pré-sal representa cerca de 80% do petróleo e gás produzidos no Brasil. Desde sua descoberta em 2006, o pré-sal tem sido crucial para a soberania energética do país, permitindo que o Brasil mantenha-se autossuficiente em petróleo.