Reconhecimento no Prêmio Empreendedor Social destaca ações inovadoras
Na noite de terça-feira (30), jovens ativistas do Norte e Nordeste foram homenageados por suas contribuições ao ativismo climático no Prêmio Empreendedor Social.
Na noite de terça-feira (30), a cerimônia do Prêmio Empreendedor Social, realizada na Sala São Paulo, homenageou jovens ativistas do clima do Norte e Nordeste. Entre os homenageados estavam Natalia Mapuá, de 27 anos, e Thalya Souza, de 20 anos, do Pará, além de Eli Minev Benzecry, de Manaus, e Andressa Sousa e Wenner Batista, de Teresina. A categoria Jovens Transformadores Pelo Clima, promovida pela Folha em parceria com a Ashoka, reconheceu suas iniciativas inovadoras em prol do meio ambiente.
Homenageados e suas ações
Natalia Mapuá uniu indígenas e quilombolas em busca de políticas públicas de mitigação climática na Amazônia, enquanto Thalya Souza utilizou educação ambiental e arte para mobilizar a juventude camponesa e periférica. Eli Minev Benzecry, de 17 anos, foi reconhecido por apoiar a retomada do cultivo do tubérculo ariá, e a dupla Andressa e Wenner se destacou com uma solução caseira de baixo custo para resfriar telhados, essencial em regiões que enfrentam altas temperaturas.
Impacto e relevância das iniciativas
Essas histórias inspiradoras foram apresentadas em vídeos durante a cerimônia, onde também receberam certificados como destaques no concurso, que desde 2024 ampliou seu olhar para o futuro do campo da inovação social no país. Helena Singer, da Ashoka, enfatizou que essas iniciativas conectam a agenda climática à vida cotidiana, abordando desde a escassez de alimentos até a climatização de casas, além de valorizar a cultura e saberes tradicionais.
Desafios e seleções
Os Jovens Transformadores pelo Clima foram escolhidos entre várias turmas de 2019 a 2025 e iniciativas inscritas na categoria principal do Empreendedor Social, abrangendo jovens de 16 a 29 anos. A banca de seleção, composta por representantes da Folha, Ashoka e parceiros, teve o desafio de reconhecer a força e clareza dos candidatos em suas propostas.
O Prêmio Empreendedor Social conta com o patrocínio de grandes empresas e apoio de instituições que promovem o desenvolvimento social e ambiental.