Masturbação pode aliviar sintomas da menopausa em 92% das mulheres

Estudo revela eficácia da prática na redução de desconfortos

Pesquisa aponta que 92% das mulheres relataram alívio em sintomas da menopausa com a prática da masturbação.

Masturbação e menopausa

Uma pesquisa do Instituto Kinsey, da Universidade de Indiana, realizada entre abril e agosto de 2025, revelou que a masturbação pode aliviar sintomas da menopausa para 92% das mulheres participantes. O estudo envolveu 66 voluntárias, com idades entre 40 e 75 anos, residentes em 28 estados dos EUA, todas na perimenopausa ou pós-menopausa.

Sintomas da menopausa

As mulheres relataram diversos sintomas, incluindo:

  • Irregularidades menstruais e ondas de calor.
  • Dificuldade para esvaziar a bexiga e dor ao urinar.
  • Ressecamento vaginal e diminuição da libido.
  • Alterações emocionais e no sono.

As voluntárias foram orientadas a variar os hábitos de masturbação durante três meses, usando brinquedos sexuais doados pela marca Womanizer, que patrocinou a pesquisa.

Resultados do estudo

Os dados mostraram que 92,9% das participantes relataram melhora em pelo menos um sintoma após quatro semanas de uso do dispositivo. As maiores melhorias foram observadas no descanso e nas oscilações de humor. Entre os resultados, 50% das mulheres se sentiram menos cansadas e 42% relataram menos ansiedade.

Importância do orgasmo

O orgasmo se mostrou um fator relevante, pois as participantes que o atingiram relataram reduções mais intensas de sintomas. Esse efeito positivo pode ser atribuído à liberação de substâncias como ocitocina e endorfinas. Apesar do interesse, apenas 3% das mulheres informaram ter ouvido sobre a masturbação em consultas médicas, evidenciando a falta de discussão sobre o prazer sexual no tratamento da menopausa.
As conversas sobre a menopausa frequentemente se concentram em terapia hormonal ou mudanças no estilo de vida, mas o prazer próprio continua sendo negligenciado no tratamento.

PUBLICIDADE

VIDEOS

JOCKEY

Relacionadas: