Análise aponta potencial de valorização para a ação AMOB3
A XP iniciou a cobertura da Automob (AMOB3) com recomendação de compra, prevendo alta de 32% até 2026.
A XP iniciou a cobertura da Automob (AMOB3) nesta quarta-feira (1º), prevendo uma valorização de 32% até 2026, com um preço-alvo de R$ 17,10 por ação. Atualmente, o papel está cotado a R$ 12,98. A corretora destaca a posição da empresa, controlada pela Simpar (SIMH3), que é a maior rede de concessionárias do Brasil, como um diferencial em um setor em consolidação.
Avaliação atrativa
Segundo a XP, a avaliação da Automob é considerada atrativa, uma vez que o múltiplo de 4 vezes o EV/EBITDA é inferior ao de concorrentes globais, que gira em torno de 10 vezes, e também ao registrado em transações recentes de fusões e aquisições no Brasil, que é de aproximadamente 4,5 vezes. Essa comparação sugere que há espaço para valorização.
Estratégia de longo prazo
A empresa conta com 196 lojas em 12 estados e representa 37 marcas, abrangendo veículos leves e pesados. As projeções da XP indicam que a companhia deve focar em aumentar a participação das vendas de seminovos, melhorar a rentabilidade por loja, integrar negócios adquiridos e reduzir estoques para fortalecer a estrutura de capital.
Ambiente de mercado
No mercado de veículos leves, a demanda por seminovos cresce devido a mudanças regulatórias e restrições de crédito, enquanto o setor de veículos pesados apresenta uma frota envelhecida, o que deve estimular a substituição. No segmento de máquinas voltadas à construção e agronegócio, a tendência é de continuidade dos investimentos, apesar das limitações financeiras enfrentadas por produtores no curto prazo.