Pernambuco registra novo caso de intoxicação por metanol

Aumento de casos leva a ações de fiscalização em Olinda

Um novo caso de intoxicação por metanol foi notificado em Pernambuco, totalizando agora quatro investigações relacionadas ao consumo de bebidas adulteradas.

Uma nova notificação de intoxicação por metanol foi realizada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES) de Pernambuco nesta quinta-feira (2); agora, são quatro os casos investigados. O caso é de uma mulher residente em Olinda, que teria consumido vodca no dia 26 de agosto e buscou atendimento médico no dia 29, apresentando sintomas de náuseas, vômito, cefaleia e visão turva. Ela continua sob acompanhamento médico em Recife e seu estado de saúde é considerado estável.

Ações de fiscalização em Olinda

Com o aumento dos casos de intoxicação, a prefeitura de Olinda anunciou uma intensificação da fiscalização nas prévias do carnaval de 2026, que ocorrerão neste fim de semana. As equipes da Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde estarão atentas ao modo de preparação e manuseio das bebidas nos comércios da cidade durante os dias 4 e 5 de novembro, com o objetivo de evitar que bebidas adulteradas cheguem à população. De acordo com Dejanine Araújo, diretora de Vigilância em Saúde de Olinda, essa ação é uma medida preventiva importante.

Situação dos casos anteriores

Na terça-feira (30), a Apevisa recebeu notificações sobre três casos de intoxicação por metanol em Caruaru, resultando em dois óbitos e um paciente que perdeu a visão. Os casos envolvem homens de Lajedo e João Alfredo, que foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino. A SES-PE está emitindo orientações para a população e as vigilâncias municipais a respeito da situação.

Recomendações e medidas de prevenção

A Apevisa recomenda que todos os serviços de saúde notifiquem casos suspeitos ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) e ao Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs/PE). Além disso, é vital que haja uma busca ativa de pessoas que possam ter consumido as mesmas bebidas, bem como a capacitação das equipes de saúde para o manejo clínico adequado dos casos. A vigilância sanitária deve intensificar a fiscalização em estabelecimentos e coletar amostras suspeitas para análise laboratorial.

As autoridades estão empenhadas em garantir a segurança da população e prevenir novos casos de intoxicação por metanol.

PUBLICIDADE

VIDEOS

TIF - JOCKEY PLAZA SHOPPING - PI 43698
TIF: PI 43845 - SUPLEMENTAR - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA
TIF: PI 43819 - PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

Relacionadas: