Sêmen de Girolando Impulsiona Produção Leiteira: Aumento de 12% no Brasil

Produtores de leite no Brasil intensificaram o uso de sêmen da raça Girolando, registrando um aumento expressivo de 12% no primeiro semestre de 2025 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse crescimento supera o desempenho de 2024, que já havia apresentado um aumento de 9% nas vendas.

O tema central dos avanços e resultados da raça Girolando será amplamente debatido durante o 3º Congresso Internacional de Girolando, agendado para ocorrer entre os dias 12 e 14 de novembro, no Center Convention, em Uberlândia, Minas Gerais. O evento deverá reunir participantes de diversas nações, fomentando a troca de conhecimentos e experiências no setor.

Edivaldo Ferreira Júnior, coordenador técnico do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG), apresentará os progressos genéticos alcançados nos touros da raça, destacando as tecnologias empregadas para identificar animais de alto valor genético voltados à produção leiteira. Sua palestra também abordará os investimentos realizados pelo Fundo de Investimento do PMGG, visando incentivar a utilização de reprodutores da raça. A apresentação está marcada para o dia 13, às 11h.

Ainda no dia 13, às 14h30, o criador Carlos Alberto Luiz de Almeida compartilhará os resultados concretos obtidos na Fazenda Bacuri, localizada em Orindiúva, São Paulo, através do uso estratégico dos reprodutores Girolando.

No dia 14, às 9h15, Leonardo de Lima Avelar apresentará os avanços genéticos observados na Fazenda Campo Alegre, em Patos de Minas, Minas Gerais. Às 14h45, José Renato Chiari detalhará os investimentos em genética superior realizados na Fazenda São Caetano, em Morrinhos, Goiás, e seus impactos positivos na rentabilidade do negócio.

As inscrições para o congresso estão abertas através do oficial, onde também é possível encontrar a programação completa do evento. A programação inclui três dias de palestras distribuídas nos painéis “Inovações tecnológicas para a moderna pecuária leiteira” e “Avanços em genômica e melhoramento animal”.

Durante o congresso, serão promovidos debates sobre temas relevantes como edição gênica, seleção genômica para eficiência alimentar e sustentabilidade, avaliação multirracial, bem-estar animal, inteligência artificial, gestão financeira, produção de leite para o mercado global, sucessão familiar, neutralidade de carbono e sustentabilidade.

PUBLICIDADE

Relacionadas: