Evento reúne mais de 700 participantes para debater políticas públicas
A XV Conferência Estadual da Assistência Social do Paraná acontece de 7 a 9 de outubro em Foz do Iguaçu, com mais de 700 participantes.
Com o tema “20 anos do SUAS: Construção, proteção social e resistência”, a XV Conferência Estadual da Assistência Social do Paraná terá início na terça-feira (07), em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. O evento reunirá mais de 700 participantes entre gestores, profissionais, usuários e representantes da sociedade civil envolvidos com a política de assistência social.
Objetivos e programação da conferência
Promovida pelo Conselho Estadual da Assistência Social (CEAS/PR) e pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), a conferência se estenderá até quinta-feira (09), com uma programação de palestras, debates, fóruns e grupos de trabalho. O objetivo é fortalecer o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) por meio de um espaço democrático e propositivo, onde as experiências e desafios enfrentados no Paraná possam contribuir para o aprimoramento das políticas públicas da área.
Abertura e palestras
A abertura oficial ocorre na manhã do dia 7, com a participação de autoridades estaduais e apresentação de ações estratégicas do Governo do Paraná para fortalecer a política de assistência. À tarde, a palestra magna será conduzida pela pesquisadora Abigail Torres, que abordará os 20 anos do SUAS como instrumento de construção de direitos, proteção social e resistência às desigualdades.
Discussões e deliberações
Na quarta-feira (08), os grupos de discussão apresentarão cinco eixos temáticos, abrangendo a universalização do acesso ao SUAS, valorização profissional, integração de benefícios, gestão democrática e sustentabilidade financeira. Na quinta-feira (09), serão votadas as propostas estaduais e federais elencadas nos grupos de trabalho, orientando as ações da política de assistência social nos próximos anos.


