Preparativos para a primeira fase do vestibular da UFPR
A primeira fase do vestibular da UFPR acontecerá neste domingo (5) em 11 cidades; veja como se preparar.
Vestibular da UFPR 2026: veja como se preparar
Neste domingo (5), a primeira fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) de 2026 será aplicada em 11 cidades. Com 39.565 inscritos, esse será o maior número de candidatos desde 2019. A prova começa às 14 horas do dia 5 de outubro, mas os portões de acesso serão abertos às 12h40. Os portões serão fechados pontualmente às 13h30, e entradas não são permitidas após o fechamento.
Cidades que recebem a prova
Ao todo, onze cidades (dez do Paraná e uma em Santa Catarina) recebem a prova do vestibular da UFPR de 2026, sendo estas: Curitiba, Cascavel, Guarapuava, Jandaia do Sul, Londrina, Maringá, Matinhos, Palotina, Paranaguá, Toledo e Joinville (SC).
Orientações para os candidatos
A orientação da UFPR é que os vestibulandos confiram o ensalamento antecipadamente no portal do candidato. Além disso, a recomendação é que os inscritos levem o comprovante no celular ou impresso para o dia da prova. Para entrar na sala da prova, os vestibulandos precisam apresentar documento oficial de identidade com foto, físico ou digital. Documentos digitais devem ser emitidos a partir do aplicativo oficial do órgão de emissão, sendo aceitas a Carteira Nacional de Habilitação Digital, o Título de Eleitor Digital (e-Título) e o RG Digital.
Materiais permitidos e proibidos
Os inscritos devem levar lápis, apontador, caneta esferográfica transparente com tinta preta e borracha. É permitido levar alimentos que não causem ruídos ou odores, além de água e outros líquidos não alcoólicos em recipientes transparentes e sem rótulo. Não será permitida a entrada de relógios, armas, celulares, calculadoras ou outros aparelhos eletrônicos, fones de ouvido, bonés, gorros, chapéus ou acessórios que cubram orelhas.


