Expectativa de crescimento após desafios sanitários
Após enfrentar embargos devido à gripe aviária, o setor de frango no Brasil se recupera e projeta crescimento em 2025.
Após enfrentar um grande desafio em 2025 com o primeiro foco de influenza aviária de alta patogenicidade em uma granja comercial, o setor de frango no Brasil, principal exportador mundial, se recupera e projeta crescimento. O trabalho de todos os elos do setor foi exemplar, permitindo que os embargos fossem superados, restando apenas a retomada dos embarques à China.
Desafios e recuperação do setor
O mercado doméstico teve papel crucial na recuperação dos preços dos principais cortes de frango em São Paulo. Em setembro, houve altas consistentes nos preços do frango inteiro congelado, peito, coxa e asa. A competitividade da carne de frango atraiu consumidores, especialmente em um cenário de baixo poder de compra.
Expectativas para o último trimestre
Com a entrada do 13º salário e a criação de postos temporários de trabalho, as perspectivas para o último trimestre de 2025 são favoráveis. A expectativa é de que as exportações retornem aos níveis normais, acima de 400 mil toneladas mensais, o que deve aquecer ainda mais o mercado interno.
Importância da sanidade animal
A superação da gripe aviária é um indicativo da resiliência da avicultura brasileira. É fundamental que as autoridades continuem negociando protocolos sanitários para evitar sérias consequências em futuras ocorrências. O Brasil se destaca por levar a sanidade animal a sério, o que é vital para a sustentabilidade do setor.


