Catar defende que Gaza deve ser dos palestinos

Durante negociações de cessar-fogo, porta-voz reafirma posição do país.

O porta-voz do Catar afirmou que o futuro de Gaza deve permanecer nas mãos dos palestinos durante negociações de cessar-fogo.

Em 7 de outubro de 2025, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed bin Mohammed al-Ansari, afirmou que o futuro de Gaza deve “permanecer nas mãos dos palestinos”. A declaração ocorreu durante negociações de cessar-fogo no Cairo, onde delegações do Hamas e de Israel estão discutindo uma proposta de paz apresentada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O plano de paz para Gaza, anunciado em 29 de setembro, reúne 20 pontos e prevê que o território palestino se torne uma zona livre de armamento. Além disso, sugere que os membros do grupo Hamas possam receber anistia, desde que entreguem suas armas e se comprometam a conviver pacificamente com Israel. Durante o encontro, que durou quatro horas, al-Ansari destacou que as discussões foram intensas, visando identificar gargalos e obstáculos para o progresso das negociações.

Desafios nas negociações

O porta-voz mencionou que muitos detalhes ainda precisam ser acordados, incluindo a implementação da entrega de cativos, a libertação de prisioneiros palestinos e a entrada de ajuda humanitária. Ele observou que algumas propostas apresentadas por líderes árabes e muçulmanos foram modificadas por Israel antes de serem apresentadas no plano de Trump. As negociações continuam, com o Catar e o Egito atuando como mediadores ao lado dos Estados Unidos.

Expectativas de progresso

O governo dos EUA manifestou esperança de que a rápida libertação de reféns em Gaza possa acelerar as negociações de paz com o Hamas. Embora o grupo ainda não tenha se pronunciado oficialmente sobre as reuniões, Trump afirmou que as conversas estão “avançando muito bem”. O cenário em Gaza permanece tenso, mas a busca por um cessar-fogo e um plano de paz continua a ser uma prioridade para as partes envolvidas.

PUBLICIDADE

Relacionadas: