Impacto da inteligência artificial nos negócios

Jamie Dimon destaca economia gerada pela IA

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan, afirma que a economia gerada pela IA já iguala o investimento na tecnologia.

Jamie Dimon, CEO do JPMorgan Chase, destacou que o banco investe US$ 2 bilhões anualmente no desenvolvimento de inteligência artificial (IA), gerando uma economia equivalente. “Sabemos que isso já gerou bilhões em economia de custos e acredito que seja apenas a ponta do iceberg”, afirmou em entrevista à Bloomberg TV nesta terça-feira.

Oportunidades e desafios da IA

Dimon tem enfatizado as oportunidades criadas pela IA, embora reconheça a possibilidade de perda de empregos devido à tecnologia. O banco já apresenta centenas de aplicações para a IA, que devem aumentar, e a tecnologia também promete auxiliar em áreas como tratamento de doenças e redução da carga de trabalho.

Comparações históricas

Em uma carta aos acionistas no ano passado, Dimon comparou a IA a inovações como a imprensa, a máquina a vapor e a eletricidade, destacando seu potencial transformador. O JPMorgan, com sede em Nova York, possui milhares de funcionários focados na IA, que será incorporada em todos os processos da empresa, desde negociações até atendimento ao cliente.

Futuro da tecnologia

A expectativa é que a IA traga melhorias significativas na qualidade de vida dos trabalhadores, apesar dos desafios que podem surgir com a automação de algumas funções. Dimon reiterou a visão positiva sobre a tecnologia, que promete revolucionar o setor financeiro e além.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: