Análise das principais movimentações do dia
Os mercados estão atentos à ata do Fed e a novas medidas tributárias no Brasil nesta quarta-feira (8).
Os mercados se debruçam nesta quarta-feira (8) sobre a divulgação da ata do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), grupo do Federal Reserve (Fed) responsável pela política monetária dos Estados Unidos. O documento, previsto para as 16h, deve trazer pistas sobre os próximos passos do banco central americano em relação à taxa de juros e à avaliação da inflação. A minuta ganha relevância entre os investidores, já que alguns dados econômicos recentes, como o relatório de Payroll, não foram divulgados devido ao shutdown do governo.
Logo após a publicação, a atenção se volta para duas falas de dirigentes do banco central americano. Às 16h15, Neel Kashkari, integrante votante do Fomc, participa de um evento público. Mais tarde, às 18h45, Michael Barr, vice-presidente de Supervisão do Fed, também participa de uma conferência, o que pode oferecer novas sinalizações sobre a política monetária americana.
Atividades no Brasil
No Brasil, a agenda econômica começa às 10h, quando a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) divulga os dados de produção e vendas de veículos de setembro. Ao meio-dia, o índice de confiança do consumidor medido pela Reuters e o Instituto Ipsos será divulgado, refletindo o humor das famílias em relação à economia. Já às 14h30, o Banco Central (BC) publica o fluxo cambial estrangeiro, medindo a entrada e saída de dólares no país.
Em Brasília, a Medida Provisória 1.303/2025, que redefine regras de tributação sobre investimentos e cria novas fontes de receita para compensar o aumento do IOF, foi aprovada na terça-feira (7) pela comissão mista do Congresso Nacional. O texto ainda precisa ser analisado pelo plenário da Câmara e do Senado e deve ser sancionado até 23h59 para não perder a validade. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participa do lançamento do 3º Leilão Eco Invest às 14h, seguido de coletiva à imprensa.
Reuniões e eventos relevantes
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva inicia a quarta-feira (8) participando, às 10h, da VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente. Às 15h, Lula sanciona o Projeto “Luz do Povo” e, em seguida, se reúne com Jorge Gerdau e André Gerdau Johannpeter às 16h. O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, também tem reuniões fechadas com ministros ao longo do dia.
Expectativas econômicas
Os investidores aguardam as repercussões da ata do Fed e as novas medidas tributárias, que podem impactar a economia brasileira e as relações comerciais com os EUA. O controle da inflação e a taxa Selic são tópicos centrais nas discussões atuais, com Haddad expressando sua opinião sobre a taxa de juros, que considera excessivamente restritiva. As expectativas em relação ao crescimento econômico do Brasil também estão sendo observadas, especialmente à luz das recentes exportações recordes nos setores de carne e os novos modelos de crédito habitacional.