O lote 4 das novas concessões rodoviárias, que prevê a duplicação de 65,2 quilômetros da BR-376 de Paranavaí a Nova Londrina, será leiloado no dia 23, em São Paulo. O trecho começará no km 35+500, no entroncamento com a PR-577, e seguirá até o km 100+700, onde já há duplicação. Além disso, obras de infraestrutura, como viadutos e passarelas, estão previstas em municípios ao longo da rodovia, visando melhorar o tráfego local e regional.
O lote 4 das concessões rodoviárias prevê a duplicação de 65,2 quilômetros da BR-376, com leilão marcado para o dia 23.
O lote 4 das novas concessões rodoviárias vai duplicar 65,2 quilômetros da BR-376 de Paranavaí a Nova Londrina, na região Noroeste. O edital do lote foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e está com leilão marcado para o próximo dia 23, na B3, a Bolsa de Valores do Brasil, em São Paulo.
O novo trecho duplicado da BR-376 começa no km 35+500, entroncamento com a PR-577, acesso para Nova Londrina, e segue pelos territórios de Loanda e Guairaçá, até chegar no km 100+700, terminando no trecho já duplicado da rodovia em Paranavaí.
Obras em Maringá e regiões
Em Maringá, além do novo contorno, serão construídas seis novas passarelas para pedestres na BR-376, no km 160, km 162, km 165, km 168, km 169 e km 171, sendo estas duas últimas no perímetro urbano. Na saída do município serão implantadas vias marginais em ambos sentidos de tráfego do km 167 ao km 169.
Mais adiante, nos conjuntos habitacionais, será implantado um viaduto do tipo Diamante, com saída e acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos pela pista da direita, no km 160, entroncamento com a Rua dos Pioneiros. Um viaduto do tipo Parclo será construído no km 161, na altura da Estrada Colombo, além de vias marginais do km 160 ao km 161, interligando os viadutos, e uma ciclovia também do km 160 ao km 161.
Intervenções em outros municípios
Em Mandaguaçu, a principal obra será um Parclo no km 158+800 e uma passarela no km 158+110, além de uma segunda passarela no km 152 e uma ciclovia do km 153 a km 154. Em Presidente Castelo Branco, serão construídos três viadutos do tipo Parclo no km 141, km 147 e km 148, e uma ciclovia no km 144.
Mais adiante, antes de chegar a Nova Esperança, será construído um Parclo no km 136, uma ciclovia e via marginal do km 135 ao km 136, além de três novas passarelas dentro da cidade, no km 131, km 132 e km 133.
Em Alto Paraná, as obras incluem um Diamante no km 120, uma passarela no km 122, e uma ciclovia do km 121 ao km 122. Em Paranavaí, além da nova duplicação da BR-376, será construído um Diamante no km 105, entroncamento com a Rua Guerino Pomin e Rua Mirassol, uma passarela no km 106, e uma ciclovia do km 105 a km 109.
Novas estruturas e melhorias
No limite entre Loanda e Nova Londrina, será construída uma nova ponte sobre o Rio Tigre, no km 39. Em Nova Londrina, será implantado um contorno rodoviário conectando a BR-376 e a PR-182, com 4,4 quilômetros de extensão e duas novas pontes sobre o Rio Tigre, no km 0+460 e km 3.
Na PR-182, será implantada uma faixa adicional do km 25 ao km 29, e uma correção de traçado em uma curva no km 28. Em Itaúna do Sul, haverá um novo contorno rodoviário ligando trechos da PR-182, além de faixas adicionais do km 20 ao km 25 e uma correção de traçado em curva no km 14.