União Brasil afasta Celso Sabino do cargo de ministro

Decisão foi tomada após recusa do ministro em deixar o governo Lula

Decisão do União Brasil ocorre após Celso Sabino se recusar a deixar o governo Lula; ministro poderá ser expulso do partido.

A Executiva Nacional do União Brasil decidiu nesta quarta-feira (8) afastar o ministro do Turismo, Celso Sabino, de todas as instâncias partidárias, após o ministro se recusar a deixar o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Decisão do partido

A decisão, tomada durante reunião da cúpula da legenda em Brasília, inclui intervenção no diretório do Pará, presidido por Sabino, e a abertura de um processo disciplinar que poderá resultar em sua expulsão definitiva do partido. Pelo estatuto da sigla, o ministro terá 60 dias para apresentar defesa ao Conselho de Ética.

Reação de Celso Sabino

Sabino, que é deputado licenciado, foi o único voto contrário ao seu afastamento durante a votação. Ele reafirmou que permanecerá no ministério, alegando que o partido tomou decisões equivocadas. “Sigo ao lado do presidente Lula por entender que é o melhor”, declarou após o encontro.

Contexto e próximos passos

A direção nacional do União Brasil argumenta que Sabino descumpriu a orientação de desembarque da base aliada, definida em setembro. A manutenção de Sabino no cargo é vista como crucial para sua candidatura ao Senado em 2026, uma vez que ele busca apoio de Lula e visibilidade política. O caso seguirá para análise do Conselho de Ética da legenda.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: