Antonio Guterres destaca a importância do cessar-fogo
A ONU vê o acordo de paz entre Israel e Hamas como uma oportunidade para a solução de dois Estados, segundo Antonio Guterres.
Na quarta-feira (8), Antonio Guterres, secretário-geral da ONU, classificou o acordo de paz entre Israel e Hamas como uma “oportunidade importante” para construir um “caminho político confiável” rumo à solução de dois Estados e ao fim da ocupação israelense em território palestino. A declaração surgiu após o anúncio da assinatura do cessar-fogo, feito pelo presidente dos EUA, Donald Trump, e a confirmação do Hamas.
Papel da ONU e mediadores
Guterres elogiou os esforços diplomáticos dos Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia na mediação do acordo e afirmou que a ONU ampliará as entregas de ajuda humanitária, além das ações de recuperação e reconstrução em Gaza. Ele pediu que todos os envolvidos cumpram integralmente os termos do acordo, enfatizando a necessidade de um cessar-fogo permanente e o acesso imediato de suprimentos essenciais a Gaza.
Reações dos envolvidos
Logo após o anúncio, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, destacou a importância do momento para o país e agradeceu o apoio internacional, especialmente dos Estados Unidos. Ele afirmou que “amanhã convencerei o governo a aprovar o acordo e trazer todos os nossos queridos reféns para casa”. O Hamas, por sua vez, manifestou disposição para libertar todos os prisioneiros israelenses, vivos e mortos, seguindo a proposta de Trump.
Compromissos e expectativas
Guterres reiterou que os combates devem cessar de uma vez por todas, e que o sofrimento da população deve acabar. O grupo Hamas afirmou que os sacrifícios de seu povo não serão em vão e que permanecerão fiéis à aliança, lutando pelos direitos nacionais até a liberdade e autodeterminação serem alcançadas.
Este acordo marca um passo significativo para a paz na região, com expectativas de que possa facilitar um diálogo duradouro entre as partes.