Prefeito de Fazenda Rio Grande é preso por desvio de recursos

Operação Fake Care investiga esquema de corrupção na saúde

Marco Marcondes foi preso em operação que investiga corrupção na saúde em Fazenda Rio Grande.

Na manhã desta quinta-feira (9), o prefeito de Fazenda Rio Grande, Marco Marcondes, foi preso durante a Operação Fake Care, uma ação do Ministério Público do Paraná (MPPR) que investiga um esquema de corrupção e desvio de recursos públicos na saúde. A operação também resultou na detenção de um auditor do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), do secretário municipal da Fazenda e dois empresários.

Ação da Justiça

As ordens de prisão e busca foram expedidas pelo Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) devido ao foro privilegiado do prefeito. Os mandados foram cumpridos em Fazenda Rio Grande e Curitiba, abrangendo residências, gabinetes e escritórios.

Números e impactos

De acordo com o MP, o grupo investigado fazia parte de uma organização criminosa que atuava através de contratações direcionadas de uma empresa responsável por testes rápidos e levantamentos estatísticos. O prejuízo estimado aos cofres públicos ultrapassa R$ 10 milhões. Além disso, o MP investiga se o mesmo esquema pode ter ocorrido em outras prefeituras do estado.

Sigilo judicial

Até o momento, o caso segue sob sigilo judicial, e os nomes dos demais investigados ainda não foram divulgados. A operação foi conduzida pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos (SubJur), com o apoio do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

PUBLICIDADE

Relacionadas: