No meu trabalho estou atendendo muitas ocorrências de golpe, e os estelionatários estão cada vez mais evoluídos, e inventando cada vez uma nova forma de lesar o cidadão, e posso notar que a modalidade mais crescente é o “golpe do Primo”.
Entenda:
Você anuncia um produto, pelo valor de 10 mil reais, por exemplo, coloca as fotos do referido produto, a descrição, o preço e o número de contato, anuncia em uma ou mais plataformas de e-commerce, como marketplace, olx, etc…
O estelionatário faz uma cópia do seu anúncio com as fotos e a descrição porém com um preço muito abaixo, o que vale 10 mil é anunciado pelo golpista por exemplo por 5 mil, e como está muito barato muita gente se interessa.
Quando alguém de fato se propõe a comprar, o criminoso liga para você que anunciou o produto e diz que seu primo quer adquirir, e pede para que você retire o anúncio, nesse momento o golpe se inicia.
O criminoso diz pra você que mandará o primo dele ver objeto anunciado, dizendo que deve um valor acima do preço anunciado e que vai pagar a dívida com o produto propriamente dito, pedindo que você não revele o valor de venda para seu suposto primo, então a pessoa que estava interessada em comprar e que ligou para o golpista, é quem será lesada na situação.
O criminoso diz pra vítima que deve falar pra você que é primo dele e conta a história inversa para a vítima, convencendo-a que pegou o produto para saldar uma dívida por isso estaria vendendo muito abaixo do valor de mercado, o estelionatário convence as duas pessoas a mentirem uma para outra, se fazendo acreditar que ambas o conhecem, quando a vítima vê e gosta do produto ela faz o Pix ou transferência para o golpista, que imediatamente bloqueia o contato e fica incomunicável.
Nesse momento a vítima tenta levar o produto “comprado”, porém diante da negativa do recebimento do valor pelo vendedor, se nega a entregar o produto, e acabam chamando a polícia.
Como se prevenir:
Seja transparente, nas negociações, não acredite em negócio milagroso ou com preço muito abaixo, quando for visitar o vendedor para ver um produto, questione sobre o valor, questione se há algum intermediador da venda, e assim não caia em golpes.
Gerson Junior, é policial militar do paraná, especialista em Segurança pública e escritor premiado.
www.flow.page/gersonmiliko