Bicampeão do WRC, finlandês busca novos desafios na Super Fórmula
Kalle Rovanperä, bicampeão do WRC, anuncia sua transição para a Super Fórmula em 2026, buscando novos desafios após conquistas no rally.
Mudanças de pilotos campeões mundiais para novas categorias sempre chamam a atenção, mas a do finlandês Kalle Rovanperä pegou muita gente de surpresa. Bicampeão do WRC com a TOYOTA GAZOO Racing e terceiro colocado no campeonato de 2025 com chances de título, o finlandês anunciou que deixará o rally para se aventurar nos fórmulas em 2026. O piloto manterá o apoio da TGR e vai correr na Super Fórmula do Japão neste próximo ano.
“Esta decisão não foi fácil, mas é algo em que venho pensando há algum tempo. Tendo já conquistado tanto no rali nesta idade (25 anos), comecei a pensar em outras possibilidades e em outros desafios que gostaria de enfrentar. Foi uma decisão difícil, mas parece a certa para perseguir meus próximos sonhos e desafios. É especial ter o apoio da TOYOTA GAZOO Racing desde o início deste novo desafio e poder correr na Super Fórmula”, diz Rovanperä.
Trajetória no WRC
A trajetória de Rovanperä começou cedo com a TGR, em 2020, aos 19 anos. Demonstrando sua capacidade de aprendizado e adaptação rápidos, ele se tornou o mais jovem a subir ao pódio do WRC ao terminar em terceiro em sua segunda largada no Rali da Suécia, em 2020. No ano seguinte, seu triunfo no Rali da Estônia o tornou o piloto mais jovem a vencer uma prova do WRC.
Conquistas e desafios
O primeiro título mundial veio em 2022, ano em que acelerou o GR YARIS Rally1 ao lado do copiloto Jonne Halttunen. Rovanperä venceu cinco dos sete primeiros ralis, e uma sexta vitória no Rally da Nova Zelândia foi suficiente para que ele fosse coroado o mais jovem Campeão Mundial de Rali, com apenas 22 anos e um dia de idade. O bicampeonato veio em 2023, onde a dupla terminou 12 das 13 etapas entre os quatro primeiros colocados, mostrando uma consistência impressionante. Em 2024, eles venceram quatro etapas em sete largadas.
Preparação para o novo desafio
Com três ralis restantes em 2025, Rovanperä continua na busca pelo terceiro título de pilotos em quatro anos. Uma vitória dominante nas estradas do Rally das Ilhas Canárias e a tão esperada primeira vitória em casa no Rally da Finlândia – com a corrida mais rápida da história do WRC – também contribuíram para uma forte liderança da TGR na classificação de construtores.
“Sei que é um salto direto para o desconhecido vindo do rali, mas estou realmente ansioso por isso e, juntamente com a TGR, temos um bom plano para nos prepararmos da melhor maneira possível e tentar aproveitar ao máximo. Desde que comecei a pilotar, ainda criança, meu sonho era ser piloto do WRC, vencer um rali e me tornar campeão mundial. Ter conquistado tudo isso em uma idade tão jovem foi uma sensação incrível, e um grande agradecimento à TGR-WRT: fizemos coisas realmente incríveis juntos e isso me ajudou muito. Ainda temos três ralis pela frente e vamos dar o nosso melhor e continuar lutando até o fim”, completa Rovanperä.
A temporada 2026 da Super Fórmula está programada para ser iniciada em Motegi, no dia 5 de abril.