A partir de 12 de outubro de 2025, 29 países europeus, incluindo Portugal, França e Espanha, substituirão o carimbo tradicional no passaporte por um sistema eletrônico. A mudança permitirá um processamento mais eficiente de dados, coletando informações biométricas dos viajantes. O sistema será gradualmente implementado e deverá ser concluído até 9 de abril de 2026.
A partir de 12 de outubro, 29 países europeus adotam sistema eletrônico no lugar do carimbo no passaporte.
A partir de 12 de outubro de 2025, alguns países da Europa começarão a substituir o carimbo no passaporte físico por um sistema eletrônico. Ao todo, serão 29 países europeus, incluindo Portugal, França e Espanha, que implementarão essa mudança.
Detalhes do novo sistema
Os cidadãos que não possuem nacionalidade de nenhum país da União Europeia e de países como Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça passarão pelo sistema biométrico. O novo sistema eletrônico de passaporte, conhecido como EES, se aplica a pessoas que não precisam de visto de curta duração para entrada nos países europeus e àquelas que precisam de visto para viagens de até 90 dias.
Coleta de dados
Agentes de fronteira coletarão dados pessoais dos viajantes, como data de entrada e saída do país. Para cidadãos que precisam de visto de curta duração, o sistema armazenará apenas a imagem facial. Já para viajantes que não precisam de visto, o agente de fronteira pedirá quatro impressões digitais e uma foto do rosto.
Implementação gradual
A mudança será implementada de forma gradual, com início em 12 de outubro de 2025, e deverá ser concluída até 9 de abril de 2026.