Jos Verstappen nega ser navegador em rally ao lado de Max

Jos Verstappen, ex-piloto de Fórmula 1 e campeão do Campeonato Belga de Rally de 2025, declarou que não aceitaria ser navegador em rally, nem ao lado de seu filho Max Verstappen. Em entrevista, ele ressaltou os riscos e a coragem exigida para essa função, afirmando que prefere não estar ao lado de outra pessoa, mesmo sendo seu filho um tetracampeão. O navegador Renaud Jamoul, parceiro de Jos, também comentou sobre a confiança necessária entre piloto e navegador, indicando que essa posição não é para qualquer um.

Jos Verstappen afirmou que nunca aceitaria ser navegador em provas de rally, nem ao lado de seu filho, Max Verstappen.

Jos Verstappen deixou claro que jamais aceitaria ser navegador em provas de Rally, nem mesmo ao lado de seu filho, Max Verstappen. O ex-piloto de Fórmula 1, que conquistou recentemente o título do Campeonato Belga de Rally de 2025, destacou a coragem necessária para ocupar o assento de navegador. “Todos os dias eu rezo uma Ave Maria. Como piloto, você conhece os riscos, mas sinceramente, acho que como navegador é preciso ser ainda mais corajoso. Eu pessoalmente, nunca gostaria de sentar ao lado de outra pessoa, nem mesmo ao lado de Max”, afirmou Jos em entrevista à Formula 1 Magazine.

A importância do navegador

No Rally, o navegador é responsável por orientar o piloto durante a prova, descrevendo cada trecho do percurso e antecipando curvas e obstáculos. Para Jos, essa função envolve uma pressão ainda maior do que a de pilotar o carro.

Confiança entre piloto e navegador

O título belga veio ao lado do navegador Renaud Jamoul, que destacou a importância da confiança mútua entre piloto e navegador: “Eu não entro no carro com qualquer um, mas com Jos não é um problema, confiamos completamente um no outro. Sim, como navegador você precisa ser forte, mas não é como se não tivesse controle. Tenho, porque sou eu quem digo ao Jos o que fazer”, acrescentou Jamoul.

Reflexão de Jos Verstappen

A afirmação de Jos Verstappen, reforça sua visão de que, mesmo com a experiência de seu filho tetracampeão na Fórmula 1, a posição de navegador no Rally exige um perfil muito específico, e essa função não é para ele.

PUBLICIDADE

Relacionadas: