Fortalecimento de laços é discutido em reunião entre líderes
A China e a Coreia do Norte buscam fortalecer laços por meio de cooperação estratégica, segundo a mídia estatal.
Aos 80 anos do Partido Comunista da China, a China afirmou que está disposta a fortalecer seu relacionamento com a Coreia do Norte, conforme informado pela KCNA, agência estatal norte-coreana. O presidente Xi Jinping escreveu uma carta ao líder Kim Jong Un, destacando a importância de desenvolver a cooperação estratégica em assuntos internacionais e regionais.
Relações históricas
Xi Jinping ressaltou que a China e a Coreia do Norte são “bons vizinhos, bons amigos”, e que a amizade entre os países está se intensificando. Em uma reunião anterior, durante a visita de Kim à China em setembro, ambos os líderes elaboraram um plano para o desenvolvimento das relações bilaterais.
Reunião em Pyongyang
Recentemente, em Pyongyang, os ministros das Relações Exteriores da Indonésia e da Coreia do Norte se reuniram para discutir o fortalecimento das relações entre suas nações. A KCNA relatou que os dois lados trocaram opiniões sobre a cooperação em questões de interesse mútuo, além de assinar um memorando de entendimento sem divulgar detalhes específicos.
Perspectivas futuras
Essas interações refletem uma tentativa das nações de estreitar laços e consolidar suas posições no cenário internacional, especialmente diante de desafios regionais. A cerimônia que marca o 80º aniversário do partido governante da Coreia do Norte contará com a presença de vários líderes estrangeiros, incluindo o ministro indonésio.