Linha de ônibus deve voltar com frota elétrica em 2026
A linha Circular Centro deve retornar em 2026 com frota elétrica e nova rota, segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.
O Circular Centro, linha de ônibus que deve retornar com a nova concessão do transporte coletivo, terá frota elétrica e nova rota. As informações foram dadas nesta segunda-feira (13/10) pelo presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto. A volta do Circular Centro está programada para o segundo semestre de 2026. A linha, que foi desativada durante a pandemia, tinha itinerário concentrado na região central e se diferenciava pelos veículos na cor branca e pela tarifa reduzida.
Nova rota e modernização
Maia Neto diz que está sendo estudada uma nova rota e a intenção é modernizar o itinerário, cobrindo vários pontos do Centro da capital. “Vamos utilizar ônibus menores, de cerca de dez metros de comprimento, e teremos também tarifa diferenciada”, afirmou. O pagamento será por cartão transporte e de crédito e débito, como nas demais linhas do sistema. A cor dos ônibus da linha ainda não foi definida, mas será diferente das demais. O projeto também faz parte da revitalização do Centro da cidade, pelo projeto Curitiba de Volta ao Centro.
Histórico da linha
A linha Circular Centro começou a funcionar em 10 de setembro de 1981 e chegou a transportar 46 mil passageiros por mês em ambos os sentidos (horário e anti-horário). A linha circulou até 2020, quando foi desativada por conta da pandemia de covid-19. O itinerário cobria percursos curtos para compras e passeios de segunda-feira a sábado.
Novas linhas diretas
O retorno do Circular Centro e a implantação de mais quatro linhas diretas são alguns projetos da nova concessão do transporte coletivo. Estão previstas as linhas diretas Terminal Tatuquara – Terminal Carmo; Terminal Pinheirinho – Terminal Centenário; Terminal Santa Felicidade – Terminal Bairro Alto; e Terminal Portão – Terminal Capão da Imbuia. “São linhas que facilitarão muito a vida dos passageiros. Hoje, para ir do Tatuquara ao Carmo, o passageiro precisa ir até o Terminal Pinheirinho, de lá partir para o Terminal Capão Raso, e pegar o Interbairros 3 para chegar até o Terminal Carmo. Com a nova linha Tatuquara-Carmo não haverá necessidade de baldeação, será um percurso direto”, diz Maia Neto.
Transporte sob demanda
Outras linhas, segundo ele, poderão surgir de acordo com a demanda. Entre os estudos está o retorno da linha Aeroporto, em parceria com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná. Também estão previstos estudos para a implantação de um projeto-piloto de transporte sob demanda, modelo que começa a ser adotado por algumas cidades no Brasil. A ideia é oferecer mais flexibilidade ao passageiro, com veículos que circulam somente quando solicitados via aplicativo.
Consulta pública e próximos passos
Pelo sistema, o usuário agenda a viagem no aplicativo, acompanha o veículo em tempo real e realiza o pagamento digitalmente, como nas ferramentas de carona. A proposta busca racionalizar o uso da frota, melhorar a experiência dos usuários e ampliar a cobertura sem desperdício de recursos. A previsão é implantar as mudanças ao longo do novo contrato de concessão. A consulta pública sobre a nova concessão vai até o dia 17 de outubro, e uma nova audiência pública será realizada nesta quarta-feira (15/10), no Salão de Atos do espaço Imap Barigui, aberta à participação de todos os interessados.