Incêndio em reator interrompe energia para 76 mil consumidores no Paraná

Na madrugada de segunda-feira (14), um incêndio em um reator de transmissão operado pela empresa Furnas resultou na interrupção do fornecimento de energia para 76 mil consumidores em Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba. O Corpo de Bombeiros do Paraná atuou rapidamente para controlar as chamas, evitando danos a equipamentos da Copel e de outras empresas. O Sistema Interligado Nacional acionou o Esquema Regional de Alívio de Carga para evitar sobrecargas, levando à interrupção do fornecimento de energia às 0h32. A recuperação do fornecimento foi autorizada pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) às 1h01.

Um incêndio em um reator de transmissão deixou 76 mil consumidores sem energia no Paraná na madrugada desta segunda-feira (14).

Incêndio em reator

Na madrugada desta segunda-feira (14), um incêndio em um reator de uma linha de transmissão, de propriedade e operado pela empresa Furnas, deixou 76 mil consumidores sem energia no Paraná. O incidente ocorreu na Subestação Bateias, em Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, que integra o Sistema Interligado Nacional.

Ação rápida do Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros do Paraná controlou o incêndio rapidamente, e, conforme informações da Copel, nenhum equipamento da distribuidora ou de outras empresas na subestação foi danificado. O Esquema Regional de Alívio de Carga foi acionado, desligando automaticamente equipamentos do sistema para evitar sobrecargas. Assim, às 0h32, 76 mil unidades consumidoras tiveram o fornecimento de energia interrompido, sendo que aproximadamente 42 mil delas estavam na região Norte do estado.

Restabelecimento da energia

O restabelecimento da energia foi autorizado pelo Operador Nacional do Sistema (ONS) às 1h01, assim que a situação foi controlada. A operação das instalações foi recomposta à medida que a emergência era contida, garantindo a segurança da rede elétrica. Outros estados brasileiros também registraram apagões durante a ocorrência.

PUBLICIDADE

Relacionadas: