Incêndio em subestação de Bateias provoca falta de energia no Paraná

Um incêndio em um reator da subestação de Bateias, na Região Metropolitana de Curitiba, causou a interrupção no fornecimento de energia elétrica para cerca de 76 mil unidades consumidoras atendidas pela Copel. O incidente ocorreu às 00h32 desta terça-feira (14) e afetou também outros doze estados e o Distrito Federal. O reator danificado foi o único comprometido, com a normalização da energia começando às 1h01 e concluída por volta das 2h30. Representantes do setor elétrico se reúnem para investigar as causas do incêndio, com um relatório previsto para ser elaborado até sexta-feira (17).

Um incêndio na subestação de Bateias, em Curitiba, deixou 76 mil imóveis sem energia nesta terça-feira (14).

Incêndio em subestação de Bateias

Um incêndio em um reator da subestação de Bateias, na Região Metropolitana de Curitiba, provocou a interrupção no fornecimento de energia elétrica para cerca de 76 mil unidades consumidoras atendidas pela Copel, em diferentes regiões do Paraná. O incidente ocorreu às 00h32 desta terça-feira (14) e teve reflexos em todo o Sistema Interligado Nacional (SIN), afetando também outros doze estados e o Distrito Federal.

Causas do incêndio

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, o incêndio foi causado por um problema elétrico que exigiu o desligamento controlado de aproximadamente 10.000 megawatts de carga, em operação conduzida pelo Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC). O ministro Alexandre Silveira informou que o reator danificado foi o único comprometido e que as demais estruturas do sistema não foram afetadas.

Impacto e normalização

As regiões mais atingidas no Paraná foram as do Norte do estado, com cerca de 42 mil desligamentos. A recomposição da energia começou de forma gradativa ainda durante a madrugada. Conforme a Copel, o Operador Nacional do Sistema (ONS) autorizou o restabelecimento das cargas a partir da 1h01, com normalização completa por volta das 2h30.

Investigação

Representantes do ONS e do setor elétrico se reúnem nesta terça-feira para apurar as causas do incêndio. O Relatório de Análise da Perturbação (RAP), que deve esclarecer o ocorrido, está previsto para começar a ser elaborado até sexta-feira (17).

PUBLICIDADE

Relacionadas: