DER-PR publica edital para obra que promete mais segurança e melhorias na infraestrutura
Obra de duplicação da PR-417 foi anunciada pelo DER-PR e terá início em dezembro.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) publicou o edital para a duplicação em concreto da PR-417 entre Curitiba e Colombo, em uma extensão de 4,52 quilômetros. A sessão de disputa está marcada para 8 de dezembro. “Vamos completar a duplicação da Rodovia da Uva, principal ligação de Colombo com Curitiba e municípios da Região Metropolitana, trazendo mais segurança e desenvolvimento”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex.
Detalhes do projeto
O projeto inclui a construção de viadutos e passarelas. O trecho começa no entroncamento com a Rua Theodoro Makiolka, que será substituído por um viaduto do tipo passagem inferior. Outros três viadutos serão implantados: uma passagem superior na altura da Rua Lauro Dromlewicz, uma passagem inferior para substituir a rotatória com a Rua Odonis Bighi e outra próxima à Rua Francisco Manika. Além disso, será construída uma passarela para pedestres e haverá melhorias na ponte sobre o Rio Atuba.
Execução e orçamento
A obra está prevista para ser executada em 630 dias, sendo 90 dias para a elaboração do projeto e 540 dias para a duplicação. O orçamento estimado da obra é mantido em sigilo para garantir propostas competitivas. O edital prevê a modalidade de Contratação Semi-integrada, que inclui a elaboração do projeto executivo e a execução da obra.
Sinalização e segurança
A obra também contará com nova sinalização horizontal e vertical, dispositivos de segurança viária, como barreiras de concreto New Jersey e defensas metálicas, além da iluminação rodoviária do trecho, abrangendo vias marginais, rotatórias e retornos. Também estão previstas melhorias no sistema de drenagem de águas, plantio de vegetação ao longo da pista e criação de passeios para pedestres.