Presidente dos EUA expressa descontentamento com investimentos militares do país europeu
Trump ameaça tarifas à Espanha por não aumentar gastos com defesa para 5% do PIB, descontentando-se com a situação.
Trump ameaça tarifas à Espanha
Na terça-feira (10), em Washington, o presidente dos EUA, Donald Trump, manifestou descontentamento com a Espanha por não aumentar seus gastos com defesa para 5% do PIB, chamando a recusa de desrespeitosa em relação à Otan.
Ameaças comerciais
Trump declarou: “Estou muito descontente com a Espanha. Eles são o único país que não aumentou seus gastos para 5%… portanto, não estou satisfeito com a Espanha”. O presidente mencionou a possibilidade de punições comerciais, incluindo tarifas.
Reação espanhola
José Manuel Albares, ministro das Relações Exteriores da Espanha, ressaltou o compromisso do país com a Otan, afirmando que a Espanha mantém 3.000 soldados destacados pela aliança. Ele enfatizou: “Não há dúvida sobre o compromisso e a contribuição da Espanha para a segurança transatlântica”.
Contexto da Otan
A pressão de Trump sobre os aliados para aumentarem os gastos com defesa se intensificou, especialmente após a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022. A Espanha se destacou como o único membro da Otan que não concordou em elevar os investimentos militares para 5% do PIB, mesmo diante da nova realidade de segurança global.