Intervenção estratégica para mobilidade no Oeste do Paraná
A obra do contorno viário de Palotina atinge 75% de conclusão e deve ser entregue em março de 2026.
A intervenção no contorno viário de Palotina, iniciada há 14 meses, já alcançou 75% de conclusão, superando as expectativas do cronograma. Esse projeto é considerado uma das maiores obras viárias em andamento no Oeste do Paraná, com previsão de entrega em março de 2026.
Trechos em andamento
Os trabalhos são realizados em três trechos: a ligação entre Palotina e Terra Roxa está com 78% de conclusão; o trecho para Francisco Alves, com 75%; e a via para Assis Chateaubriand, com 67%. O asfaltamento final de cada trecho requer apenas 6% para ser concluído.
Desafios e investimentos
O viaduto sobre o trevo de acesso ao complexo agroindustrial da C.Vale, na PR-182, será a parte mais desafiadora, exigindo remanejamento da rede elétrica de alta tensão. Com um investimento total de R$ 170 milhões, o contorno terá 15,2 km de extensão, ligando Palotina a várias rodovias importantes.
Importância para a região
A obra é estratégica não apenas para Palotina, mas para todo o estado, permitindo um escoamento mais eficiente da produção agrícola, especialmente da C.Vale, que movimenta mais de 600 caminhões por dia. A redução do trânsito pesado no centro da cidade promete melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Mudanças no acesso
Desde 1º de outubro, alterações no acesso entre o município e a Linha Pioneiro foram implementadas, pedindo atenção redobrada dos motoristas devido à movimentação de máquinas e operários. A C.Vale e a Construtora Castilho reforçam a importância da sinalização no local.
O novo contorno viário trará mais segurança e agilidade para o tráfego, beneficiando tanto os caminhoneiros quanto os habitantes de Palotina.