Presidente critica interferências externas e reafirma que o povo venezuelano deve decidir seu destino
Lula afirma que nenhum líder estrangeiro deve interferir na Venezuela, defendendo a soberania do país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a soberania da Venezuela durante o congresso do PCdoB, afirmando que o povo venezuelano deve decidir seu próprio destino. O discurso ocorre em meio à escalada militar de Donald Trump, que autorizou operações da CIA no país e avalia ataques terrestres contra cartéis de drogas. Lula enfatizou que nenhum líder estrangeiro deve interferir nos rumos da Venezuela.
Contexto da declaração
Lula fez suas declarações na abertura do 16º Congresso do PCdoB, em Brasília, na última quinta-feira (16), criticando a interferência de líderes estrangeiros em assuntos internos da Venezuela. Ele ressaltou que “não cabe a nenhum presidente estrangeiro determinar os rumos da Venezuela”.
Ações de Donald Trump
As declarações de Lula ocorrem em meio a uma escalada de ações militares do governo Trump em relação à Venezuela. Na quinta-feira (15), Trump admitiu que autorizou operações da CIA no país e está avaliando ataques terrestres contra cartéis de drogas, aumentando a tensão na região e colocando a Venezuela no centro de uma crise diplomática e de segurança.
A posição de Lula
Embora não tenha mencionado Trump nominalmente, Lula criticou a lógica de imposição de políticas externas, afirmando que decisões sobre o futuro da Venezuela e de Cuba devem ser tomadas pelos próprios cidadãos desses países, sem ingerência externa.