Vereadores de Curitiba discutem ampliação de campanhas sobre doenças animais

Nova proposta visa incluir a esporotricose nas campanhas educativas da Prefeitura

Câmara Municipal vota projeto que inclui a esporotricose nas campanhas educativas sobre doenças transmitidas por animais.

Na próxima terça-feira (21), a Câmara Municipal de Curitiba irá votar um projeto de lei que visa incluir a esporotricose animal nas campanhas educativas da Prefeitura. A proposta tramita desde abril do ano passado, buscando garantir que a população receba informações sobre essa zoonose, que pode ser transmitida entre animais e humanos.

O que é a esporotricose?

A esporotricose é uma doença infecciosa causada por um fungo, que afeta tanto animais quanto humanos. A proposta, de autoria da vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), pretende inserir a doença na lei municipal 11.474/2005. Esta atualização permitirá que a esporotricose receba a mesma atenção que outras doenças, como a raiva e a toxoplasmose, que já são abordadas nas campanhas educativas.

Campanhas e conscientização

Além de incluir a esporotricose nas campanhas, o projeto estabelece a realização de ações publicitárias que advertirão sobre a doença, suas formas de transmissão e tratamento. Materiais educativos também serão disponibilizados em feiras de animais e eventos, informando sobre maneiras de prevenção, a importância da castração e o combate ao abandono de animais.

Próximos passos

Se aprovada, a matéria ainda precisará ser ratificada na quarta-feira (22), em segundo turno. Caso seja sancionada, a lei entrará em vigor na data da sua publicação no Diário Oficial do Município.

PUBLICIDADE

Relacionadas: