Expectativa de mudanças no governo com novas nomeações até a viagem à Ásia
Lula deve indicar Jorge Messias ao STF e nomear Guilherme Boulos como ministro até terça.
A possibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicar Jorge Messias, atual ministro da AGU, para o STF ganhou força, com a decisão prevista para ser anunciada até esta terça-feira (21), antes de sua viagem à Indonésia e Malásia. Além disso, Lula deverá formalizar a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, já comunicando a decisão ao atual titular, Márcio Macêdo.
Reuniões com ministros do STF
Nos últimos dias, Lula se encontrou com ministros do STF, incluindo Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, para avaliar o perfil do próximo indicado. Durante esses encontros, os magistrados alertaram que a Corte deve continuar sendo alvo de ataques, ressaltando a necessidade de um nome que defenda firmemente a democracia e as instituições.
Preferências entre os ministros
Embora a indicação de Messias esteja em pauta, há correntes que preferem o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Na última sexta-feira (17), Lula também teve um jantar com Luís Roberto Barroso, onde o ex-ministro mencionou que tanto Messias quanto Pacheco e Bruno Dantas, do TCU, têm a capacidade necessária para assumir a vaga que será deixada por Barroso.