Falha na AWS gera instabilidades em aplicativos e sites de diversas empresas
Uma falha na nuvem da Amazon afetou serviços como Zoom e Snapchat nesta segunda-feira.
Uma falha no serviço de nuvem AWS, da Amazon, causou instabilidades em diversos sites e aplicativos no mundo todo nesta segunda-feira (20). A tecnologia da big tech é usada por várias empresas como Sony, Natura, United Airlines, Booking, Perplexity e Fortnite.
A Amazon começou a identificar o problema ainda na madrugada, por volta das 4h11 (horário de Brasília). “Estamos investigando o aumento nas taxas de erro e de latência em vários serviços da AWS”, disse a companhia.
Impacto global
Mais de 500 empresas que usam a AWS enfrentaram problemas nesta manhã, incluindo a assistente virtual Alexa, a rede social Snapchat, o aplicativo de videoconferências Zoom e o app de educação Duolingo. Às 8h (horário de Brasília), a Amazon informou que as plataformas atingidas já estavam voltando ao normal.
Causas e consequências
A companhia informou que a falha está concentrada na região US-EAST-1, correspondente ao datacenter da AWS localizado no norte da Virgínia, nos Estados Unidos. Segundo a Amazon, foram detectadas “taxas de erro significativas” no DynamoDB, um sistema de banco de dados que processa grandes volumes de dados. A falha afetou mais de 60 produtos da AWS, com 37 serviços já classificados como resolvidos até as 10h40.
Reações de especialistas
Thiago Bordini, diretor de cyber threat intelligence da BlueDiamond, explicou que a falha no DynamoDB parece ter sido a responsável pela interrupção de alguns sistemas. Ele ressaltou que incidentes desse tipo já ocorreram e que grandes empresas devem aprender com essas reincidências para implementar medidas de backup e redundância.
Conclusão
O site Downdetector, que monitora instabilidades em sites e aplicativos, registrou que mais de 4 milhões de usuários relataram problemas devido ao incidente. A situação evidencia a importância da infraestrutura de nuvem e a necessidade de melhorias contínuas para evitar falhas que impactam milhões de usuários globalmente.