Governador de Goiás tenta manter coesão da direita em 2026
Caiado recebe aval de Bolsonaro para visita política enquanto busca coesão da direita.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), recebeu o aval do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para uma visita política que poderá ocorrer nos próximos dias. Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar, sinalizou positivamente ao pedido de encontro. Para que a reunião ocorra, Caiado ainda precisa de autorização do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do inquérito que investiga o ex-mandatário.
Objetivo da visita
Caiado busca um entendimento para preservar a coesão da direita em 2026, mesmo diante das incertezas judiciais sobre Bolsonaro. O governador tem afirmado publicamente a necessidade de manter o ex-presidente como referência eleitoral até que todas as instâncias judiciais sejam concluídas.
Críticas a lideranças
Caiado criticou lideranças políticas que tentam antecipar a retirada de Bolsonaro do processo eleitoral, considerando essa ação como um “golpe político”. Ele defende que deve-se respeitar a decisão de Bolsonaro de continuar sendo um nome representativo na direita. As disputas internas na base conservadora têm gerado tensionamento, com outros governadores questionando as chances de Caiado na corrida presidencial.
Futuro da candidatura
O governador afirma que, se Bolsonaro for de fato impedido de disputar, será o momento de discutir outros nomes da direita. Ele se posiciona como candidato, independente de apoios, mas considera legítimo receber um eventual endosso de Bolsonaro ao longo do processo, desde que isso não envolva manobras de pressão.