Irã prevê expansão de conflitos SE Estados Unidos iniciarem novos ataques

A IRGC (Guarda Revolucionária Islâmica do Irã) fez um alerta nesta quarta-feira (20), afirmando que, caso ocorra uma retomada da guerra com os Estados Unidos e Israel, os conflitos se estenderão além da região do Oriente Médio. A declaração foi divulgada por meio da mídia iraniana, que destacou a gravidade da situação.

Em um comunicado, a IRGC declarou que, se as agressões contra o Irã se repetirem, a prometida guerra regional se ampliará, e os ataques do Irã atingirão locais inesperados, resultando na ruína total dos adversários. A Guarda Revolucionária enfatizou que os EUA e Israel não aprenderam com os erros do passado e estão novamente adotando uma postura ameaçadora.

A IRGC também afirmou: "Somos homens de guerra, e vocês verão nosso poder no campo de batalha, não em declarações vazias e páginas de redes sociais". Essa declaração reflete a postura militarista do Irã diante das tensões crescentes na região.

No dia anterior, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia indicado que estava próximo de lançar novos ataques contra o Irã, mas decidiu adiar as ações após pedidos de várias nações do Golfo. Durante uma conversa, Trump reconheceu que a retomada dos ataques poderia levar o Irã a retaliar contra países do Oriente Médio.

Trump comentou sobre a capacidade do Irã de realizar ataques, afirmando que, embora não possuam muita habilidade, ainda têm alguma capacidade de causar danos. "Eles ainda têm alguma capacidade", disse Trump, referindo-se ao potencial do Irã de atacar alvos na região.

O presidente norte-americano também mencionou que estava disposto a esperar até o final da semana para ver se as negociações avançavam, mas não descartou a possibilidade de retomar as operações de combate. "Talvez tenhamos que desferir outro grande golpe neles", afirmou ele sobre o Irã, evidenciando a tensão que permeia as relações entre os países envolvidos.

PUBLICIDADE

VIDEOS

Relacionadas: