Atleta de 23 anos foi resgatado das águas da praia de Pipeline e foi levado ao hospital, onde permanece em condição estável, segundo seu irmão Lucas Chumbo
João Chianca, conhecido como Chumbinho, sofreu um acidente na praia de Pipeline, no Havaí, no domingo (3). Segundo o seu irmão, o surfista Lucas Chumbo, que estava no local do acidente, comunicou que ele estava “bem, estável e consciente”. Conforme o relato de testemunhas, o brasileiro perdeu brevemente a consciência no mar ao sofrer uma queda.
Sobre o ocorrido com Chumbinho, a Liga Mundial de Surfe (WSL), emitiu um comunicado agradecendo a North Shore Lifeguards Association, organização de salva-vidas local, e toda a comunidade de North Shore pela reposta imediata e eficaz para garantir a segurança de Chianca.
“Após uma lesão sofrida durante um free surf em Pipeline neste domingo, João Chianca, o Chumbinho, foi socorrido e está recebendo cuidados no hospital em Honolulu, onde apresenta quadro estável. Estamos em contato com a sua família, que agradece o carinho e apoio de todos. Estamos gratos à North Shore Lifeguards Association e a toda comunidade do North Shore pela sua resposta imediata e eficaz para garantir a segurança do João”, WSL.
No momento em que foi resgatado da água, Chianca estava apagado.
Aos poucos, ele foi reanimado e voltou a falar, enquanto estava sendo socorrido pelos salva-vidas, segundo o fotógrafo Bruno Lemos, que registrou imagens do acidente.
A cabeça do competidor de 23 anos teve um corte na parte de trás com o impacto da queda na onda e ele precisará passar por um procedimento cirúrgico.
Assista o vídeo do salvamento: