Ação de conscientização busca reduzir casos de acidentes em Cambará
Ação em Cambará orienta moradores sobre prevenção de acidentes com escorpiões.
Na segunda e terça-feira (20 e 21), equipes da 19ª Regional de Saúde de Jacarezinho e Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Cambará realizaram visitas às residências para conscientizar a população sobre a prevenção de acidentes com escorpiões. A ação, que envolveu mais de 20 profissionais de saúde, alcançou aproximadamente 3.453 habitantes em três bairros, percorrendo 80 quarteirões com 1.165 residências, onde a incidência dos animais é alta.
A importância da conscientização
A proliferação de escorpiões é um problema constante, pois eles costumam se esconder em locais como terrenos abandonados e sob materiais de construção. O secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves, enfatizou a importância da conscientização: “O trabalho conjunto entre as equipes estadual e municipal sempre foi feito, mas por conta da nossa ação intensificada na região, os esforços estão sendo redobrados.”
Ações de captura e prevenção
Além das visitas, as equipes das vigilâncias ambiental estadual e municipal realizaram uma ação de captura, encontrando 12 escorpiões-amarelos (Tityus serrulatus) em menos de três horas. De janeiro a outubro, a Regional de Jacarezinho registrou 419 acidentes com escorpião, comparado a 327 no mesmo período de 2024, incluindo dois óbitos em Cambará.
Testemunhos de moradores
Ana Caroline Ferreira, residente em Cambará, relatou ter seguido as orientações recebidas, fazendo melhorias em sua casa para evitar a presença dos escorpiões. Ela exemplificou a importância da ação: “Tem que cuidar.”
O trabalho contínuo e a conscientização são essenciais para reduzir o número de acidentes e garantir a segurança da população.