Gaeco realiza operação contra tráfico em presídios do Paraná

Arquivo/ Divulgação/ Gaeco/ MPPR

Duas operações visam desmantelar organizações criminosas no estado

Gaeco deflagra operações contra tráfico de drogas em presídios do Paraná, cumprindo 69 mandados judiciais.

Nesta quarta-feira (22), o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou duas operações no Paraná focadas em combater o tráfico de drogas em presídios, cumprindo 69 mandados judiciais. As ações foram realizadas nas regiões de Maringá e Umuarama, com o objetivo de desmantelar organizações criminosas suspeitas de coordenar este tráfico.

Operação Trama de Ferro em Maringá

Na região de Maringá, a Operação Trama de Ferro resultou na execução de 27 mandados de busca e apreensão e 35 mandados de prisão preventiva, além de uma prisão em flagrante. As ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Criminal de Paranavaí e visaram 27 alvos, totalizando um valor estimado em R$ 3,5 milhões a ser sequestrado. A ação contou com apoio da Polícia Militar e da Polícia Penal.

Operação Mosaico em Umuarama

Simultaneamente, na região de Umuarama, a Operação Mosaico revelou a atuação de uma organização criminosa composta por 35 pessoas, cujas funções de liderança foram identificadas através de anotações apreendidas na Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste. Foram cumpridos três mandados de busca e 35 mandados de prisão preventiva, com apoio das polícias local.

Início das investigações

As investigações começaram em janeiro de 2025, após denúncias sobre o envolvimento de um agente público com facções criminosas. Isso possibilitou a identificação de um esquema estruturado que coordenava o tráfico mesmo dentro das prisões, demonstrando a complexidade das operações das organizações criminosas no estado.

PUBLICIDADE

Relacionadas: