Exercícios militares demonstram prontidão das forças nucleares em meio a tensões internacionais
Putin supervisionou testes das forças nucleares da Rússia nesta quarta-feira (22), demonstrando a prontidão militar em tempos de tensão.
Putin supervisiona testes de forças nucleares
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, supervisionou nesta quarta-feira (22) um teste das forças nucleares russas em terra, mar e ar para ensaiar sua prontidão e estrutura de comando.
Detalhes do exercício
O teste incluiu o lançamento de um míssil balístico intercontinental “Yars” baseado em terra a partir de um cosmódromo, o lançamento de um míssil balístico “Sineva” a partir de um submarino nuclear no Mar de Barents e o lançamento de mísseis de cruzeiro com capacidade nuclear a partir de bombardeiros estratégicos.
Contexto das tensões internacionais
A Rússia realiza exercícios regulares de suas forças nucleares para colocá-las à prova e para lembrar aos adversários que ela detém o maior arsenal nuclear do mundo em um período de tensões crescentes entre o Leste e o Oeste.
Reação da Otan
A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) iniciou seus próprios exercícios nucleares anuais no início deste mês, com caças F-35A e bombardeiros B-52 entre cerca de 60 aeronaves de 13 nações que participam do exercício Steadfast Noon, organizado pela Bélgica e pela Holanda.