Valdecir Ferreira da Silva, ex-assessor indicado por Renato Freitas, foi morto em troca de tiros com a polícia
Valdecir Ferreira da Silva, ex-assessor do deputado Renato Freitas, foi morto em confronto com a PM em Curitiba.
Morte de ex-assessor do PT em confronto com a PM
Valdecir Ferreira da Silva, ex-assessor indicado por Renato Freitas, foi morto em um confronto com a Polícia Militar no bairro Tatuquara, em Curitiba, na sexta-feira (17). A informação veio à tona após a divulgação de uma nota pela assessoria do deputado estadual Renato Freitas (PT).
Indicação e exoneração
Segundo a nota, a nomeação de Valdecir para a Liderança da Oposição na Assembleia Legislativa do Paraná atendeu a todos os requisitos legais, sendo realizada após a entrega de documentação completa, incluindo certidões negativas e antecedentes criminais. O gabinete comunicou que rompeu qualquer vínculo político e trabalhista com Valdecir em 2024, ao tomar conhecimento das denúncias contra ele.
Denúncias e histórico
Valdecir foi exonerado em julho de 2024, após ser denunciado por abusar da enteada. Ele foi nomeado em 1º de junho de 2023 e desligado em 5 de julho de 2024, recebendo um salário bruto de R$ 11.990,90. Em sua trajetória política, Valdecir também foi candidato a vereador em Curitiba nas eleições de 2024, tendo recebido R$ 128 mil do fundo partidário e obtido 149 votos.
Repercussão
A morte de Valdecir Ferreira da Silva levanta discussões sobre a responsabilidade política e a segurança pública em Curitiba, evidenciando a complexidade das relações entre a política e a criminalidade na cidade.