Iniciativa busca fortalecer a colaboração científica entre o Paraná e o Japão.
Governo do Paraná destina R$ 3 milhões para fortalecer colaboração científica com o Japão.
A Fundação Araucária lançou em Tóquio (Japão), no início do mês, o Programa Interconexões em CT&I Paraná-Japão, uma iniciativa que contará com um investimento de R$ 3 milhões do Governo do Estado. O evento contou com a participação de Luiz Márcio Spinosa, diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação, e Maria Zaira Turchi, coordenadora do programa.
Objetivo do programa
O Programa Interconexões em CT&I visa fortalecer a colaboração entre pesquisadores brasileiros de excelência que atuam no Japão e aqueles vinculados a instituições paranaenses. Maria Zaira Turchi destacou que essa é uma oportunidade para estabelecer redes de colaboração de longo prazo, permitindo a troca de experiências e o desenvolvimento de projetos conjuntos.
Etapas do programa
O programa conta com três etapas: a primeira é a manifestação de interesse dos Núcleos de Apoio à Pesquisa e Inovação (NAPIs), que deve ocorrer até 3 de novembro. A segunda etapa envolve a manifestação de interesse de brasileiros doutores ou doutorandos residentes no Japão, com prazo a partir de 14 de novembro até três dias antes da submissão final. A submissão de propostas deve ser realizada até 15 de janeiro de 2026, com resultados previstos a partir de 1.º de março do mesmo ano.
Conclusão
Com a expectativa de gerar colaborações científicas de alto impacto, o Programa Interconexões Paraná-Japão se apresenta como uma estratégia fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado, contribuindo para o fortalecimento das redes de pesquisa entre Brasil e Japão.