Estudantes aprendem a prevenir acidentes com escorpiões no Norte do Paraná

Paraná

Ação educativa em Carlópolis reúne 300 jovens para conscientização sobre escorpiões

Cerca de 300 crianças participaram de ação educativa em Carlópolis para prevenção de acidentes com escorpiões.

Cerca de 300 crianças e adolescentes de Carlópolis, no Norte Pioneiro, acompanharam uma ação educativa sobre cuidados com escorpiões nesta quarta-feira (22). A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e pela prefeitura, reforçou a importância da conscientização sobre o tema.

Os participantes tiveram a oportunidade de se aproximar do animal e acompanhar palestras e dinâmicas que abordaram os locais onde os escorpiões costumam se esconder, seus hábitos alimentares e predadores naturais. Informações sobre o que fazer em caso de acidente também foram compartilhadas. O evento contou com a participação de escolas estaduais, municipais, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e moradores do programa de assistência social.

“Prosseguimos com as ações de combate ao escorpião em regiões com incidência. A conscientização, principalmente entre crianças e adolescentes, tem se mostrado uma estratégia bastante efetiva, já que nessa faixa etária há grande potencial de multiplicação da informação”, destacou o secretário de Estado da Saúde em exercício, César Neves.

Educação e conscientização

A coordenadora de combate ao escorpião da Regional de Jacarezinho, Ângela Zacarias Tovani, enfatizou que a proposta uniu teoria e prática. “Os estudantes protagonizaram as ações para seu próprio cuidado e identificação e se tornaram multiplicadores desse conhecimento, levando informações às famílias, o que fortalece o cuidado coletivo e contribui para evitar acidentes”, afirmou.

A iniciativa sublinha a relevância da participação da comunidade jovem na promoção da saúde e na prevenção de acidentes, especialmente em uma região com alta incidência de escorpiões.

Armazenamento de soros antivenenos

Ibaiti foi habilitado nesta quarta-feira como local de armazenamento de soros antivenenos, algo que anteriormente não era possível devido à falta de estrutura no hospital municipal. A 19ª Regional de Saúde coordenou a capacitação da equipe para garantir condições adequadas de armazenamento e controle dos insumos.

Com a inclusão de Ibaiti na rede de referência, casos graves de picadas de escorpiões, aranhas e cobras poderão receber atendimento imediato.

Combate e captura de escorpiões

Em Salto do Itararé, a Vigilância Ambiental intensificou o trabalho de captura de escorpiões, com agentes revirando áreas rurais para localizar os animais. Em recente ação, foram capturados oito escorpiões da espécie Tityus bahiensis, conhecidos como escorpião marrom.

Desde setembro, uma força-tarefa está em andamento nos municípios da região, com apoio do Governo do Estado, para intensificar ações de controle e reduzir o risco de acidentes.

PUBLICIDADE

Relacionadas: