Ao longo de 2023, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba conquistou marcos significativos na garantia da segurança e na promoção da ordem na cidade e na resiliência da cidade frente aos períodos de fortes chuvas.
Com investimentos em tecnologia e ações estratégicas, diversos setores e programas foram fortalecidos, resultando em avanços expressivos que impactaram positivamente na vida dos curitibanos.
- Câmera potente é instalada no Parque Tanguá, em Curitiba, e trará mais segurança aos visitantes
- Prefeito apresenta Muralha Digital de Curitiba a secretário nacional de Segurança Pública
O secretário de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, ressalta a ampliação da Muralha Digital, os investimentos no monitoramento climático da cidade pela Defesa Civil e a modernização da Guarda Municipal, com reflexo na redução de crimes na capital paranaense.
“Curitiba hoje é referência no uso da tecnologia associada à governança. Não poderia ser diferente na Segurança Pública. Investimos no monitoramento, na transparência da atuação dos agentes de segurança, na adesão de sistemas de gestão mais eficientes e no controle das ações climáticas”, destaca Matos.
Muralha Digital
- Monitoramento 24 horas: Travessa Nestor de Castro ganha câmera da Muralha Digital
- Centro de Curitiba conta com câmeras de monitoramento da Muralha Digital em dois novos pontos
- Governo Federal reconhece importância da experiência de Curitiba com as câmeras corporais da Guarda Municipal
Em 2023, a Muralha Digital, cerco de segurança da Prefeitura, ganhou a instalação de novas câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade, além das 515 câmeras corporais (body cams) e veiculares da Guarda Municipal, acompanhadas em tempo real no Centro de Controle Operacional (CCO).
O sistema se mostrou eficiente com redução de até 40% nas ocorrências de crimes nos pontos monitorados.
Com grande circulação de pessoas, o Passeio Público de Curitiba foi um dos pontos contemplados. Moradora do Centro, Elisabete Cruz da Silva, 57 anos, costuma frequentar o local com a família.
“Sempre trago meu neto para passear aqui. Ele adora ver o peixe, o pato e tem muita energia para gastar. Com as novas câmeras vai ser melhor ainda”, contou a avó, acompanhada de Lucca, 3 anos.
A Praça Generoso Marques e o cruzamento da Travessa Nestor de Castro com a Rua do Rosário, no Centro, também foram contemplados com o monitoramento da Muralha.
Guarda Municipal
- Guarda Municipal recebe equipamentos de proteção
- Guarda Municipal faz 57 flagrantes por dano e furto a equipamentos públicos
- Patrulha Maria da Penha aprimora sistema de acionamento remoto para vítimas de violência
Em seu papel na manutenção da ordem e segurança, a Guarda Municipal registrou 49.477 ocorrências este ano – média de 135 por dia; que resultaram em 1.978 encaminhamentos em flagrante delito (5,4 prisões de suspeitos/dia).
Um dos destaques em 2023 foi a redução de 23% nas ocorrências de danos em relação a 2022, com 1.143 registros. A Patrulha Maria da Penha fez 5.900 atendimentos a mulheres vítimas de violência.
Entre os investimentos, a Guarda adquiriu 500 coletes balísticos e reformou suas bases.
- Guardas municipais do Teatro de Fantoches aprendem técnicas de criação dos personagens
- Guarda Municipal de Curitiba prepara instrutores para retorno de projetos sociais
Nos programas sociais junto à comunidade, a GM atuou em 24 escolas municipais com a Guarda Municipal Mirim, para 2 mil estudantes no contraturno; realizou 130 apresentações do Teatro de Fantoches para 21 mil crianças e 71 apresentações de Contação de Histórias, para 2,5 mil pessoas. O projeto Cão Amigo fez 128 atendimentos para 44,6 mil pessoas.
Operações integradas
- Guarda Municipal e Polícia Civil apreendem 3 toneladas de cobre em Curitiba
- Guarda Municipal de Curitiba faz 5 prisões no primeiro dia de reforço à segurança na área central
Em 2023, foram realizadas 130 operações de Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu), 61 ações integradas de interesse público, 244 operações diversas, 13 operações Retináculo (voltadas à repressão de furto e receptação de materiais furtados do patrimônio público); 93 operações Paz no Futebol, 123 operações de blitz e 22 operações Trânsito Seguro.
Guardas capacitados
- Guarda Municipal de Curitiba capacita instrutores de municípios paranaenses
- Prefeitura de Curitiba reforma e amplia o Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal
- Curso inédito da Prefeitura de Curitiba e Abin forma 43 profissionais da segurança pública
Reformando, o Centro de Formação da Guarda Municipal de Curitiba realizou 50 cursos de formação, nivelamento e aperfeiçoamento em 2023, contemplando 5.131 alunos.
O curso de Formação de Instrutores de Armamento e Tiro se estendeu a guardas municipais da RMC, litoral e interior do Paraná.
Em parceria com a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), o Departamento de Inteligência da Defesa Social realizou o curso de qualificação e formação para agentes de inteligência da GM curitibana e de outros municípios paranaenses.
GGI e Observatório de Segurança
O Gabinete de Gestão Integrada (GGI) Municipal de Segurança Pública atuou na interlocução com outros órgãos de segurança, como os Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), e no fortalecimento do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (Coin-GM) que, em 2023, conquistou sede e equipe própria, em Curitiba.
Foram retomados os trabalhos do Observatório de Segurança.
Resiliente as intempéries
- Nova lei fortalece a capacidade de resposta de Curitiba e RMC a desastres e situações de risco
- Curitiba agora tem Sistema de Alerta e Alarme de Prevenção de Desastres
- Defesa Civil de Curitiba integra fórum nacional de mitigação às mudanças climáticas
Curitiba se mostrou preparada para os desafios das mudanças climáticas, resiliente às fortes chuvas e ondas de calor em 2023.
Com um plano robusto, treinamentos e investimentos em tecnologia, a Defesa Civil de Curitiba antecipou-se a situações de emergência e atuou na prevenção e no atendimento da população, com 970 ocorrências registradas, atendidas por 4,6 mil pessoas capacitadas.
Inauguradas, as dez estações meteorológicas e a estação hidrológica auxiliam no monitoramento do clima em toda a cidade, na prevenção e gerenciamento de situações de crise e desastres naturais.
Com a sanção da lei municipal que estabelece o Conselho de Integração de Proteção e Defesa Civil da Região Metropolitana de Curitiba (CPDCM), Curitiba fortaleceu sua capacidade de resposta e gestão de riscos em situações de desastres com os municípios vizinhos.
Além da tecnologia de ponta, a Defesa Civil conta com o apoio da comunidade. A diretora do CMEI Lar Dona Nenê, Neira Carmen Araújo da Silva, é uma das voluntárias, responsável por monitorar o nível do rio. “Estou sempre ativa, monitoro e envio fotos para o grupo da Defesa Civil sempre que chove”, conta.
Segurança de edificações e imóveis
A Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) realizou 2.425 atendimentos, um aumento de 13,3% nas vistorias de segurança em relação ao ano anterior.
A melhoria é resultado do foco em maior produtividade, mitigando os riscos estruturais.
Política Sobre Drogas
- Eduardo Pimentel destaca avanços da Prefeitura de Curitiba no tratamento contra as drogas
- Festival Esportivo e Cultural reúne Comunidades Terapêuticas de Curitiba
- Valentinas participam de dia de cuidados e de valorização da mulher
- Curitiba sedia fórum internacional sobre o combate ao tráfico e prevenção ao consumo de drogas
A Política Municipal sobre Drogas tem projetos, desde a prevenção até a reinserção social, em um esforço intersetorial para atuar na complexidade das questões relacionadas ao consumo de substâncias psicoativas. Em 2023, o setor realizou:
– 6.744 atendimentos no Projeto Intervidas e 931 encaminhamentos a outros serviços da Prefeitura;
– 3.213 pessoas atendidas pelo projeto Nova Morada Vida Nova, com 212 pessoas inseridas no mercado de trabalho;
– 172 parcerias estabelecidas com órgãos governamentais, voluntários e organizações da sociedade civil;
– 24 ações de prevenção ao uso de drogas para 17.650 pessoas;
– Realização do 2ª Fórum Internacional de Política sobre Drogas de Curitiba e da 7ª Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas de Curitiba;
– 15 Comunidades Terapêuticas Acolhedoras foram certificadas pelo Departamento e Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comped);
– Eleição e posse do novo Comped, biênio 2023-2024.
– Atualização do projeto As Valentinas, com atendimento de 160 mulheres em situação de vulnerabilidade.