Palestras abordarão conceitos da área com profissionais multidisciplinares e curadoria de Katalin Stammer, diretora da Escola Curitibana de Design
Evento no Alto da XV Mall traz talks gratuitos sobre Design Sensorial com profissionais convidados pela Escola Curitibana de Design (ECD), entre os dias 09 e 12 de janeiro. As palestras fazem parte da exposição “Ainda dá tempo!”, que apresenta vitrines assinadas pelas designers Adrieli Bortolato, Alessandra Ramos e Luana Faccin, onde proporcionam reflexões sobre os ciclos da vida.
O circuito “Sensori&Arte” contará com palestras e oficinas com curadoria da arquiteta, designer e diretora da ECD, Katalin Stammer, que vê a iniciativa como uma ótima oportunidade de trazer um olhar criativo para a vida através dos conceitos do Design Sensorial.
“O objetivo do evento é proporcionar conhecimentos que podem ser úteis para as mais diversas áreas da sociedade, não sendo específicas do Design. Assim, convidamos especialistas para falar de temas interessantes de forma aberta e livre para todos os públicos”, conta Katalin.
Programação
Cada dia de evento contará, em média, com duas palestras por dia, onde os profissionais abordaram temas diversos sobre a técnica.
09/01 às 16h: Katalin iniciará o evento com sua palestra “Conectando o design com os super sentidos”, onde falará como os mais de 32 sentidos humanos podem influenciar os projetos de design.
09/01 às 17h: Amanda Caroline da Silva, comunicadora, fotógrafa e professora de Yoga trará os conceitos da “Meditação na vida criativa”, facilitando o entendimento de como a prática influencia os processos criativos e como isso se relaciona com os sentidos.
10/01 às 16h: A artista plástica e autora do livro “E Por Falar em Cores, um pouco de teoria”, Sandra Marcchi, apresentará a palestra “Desenvolvimento do Método See Color e como ele funciona”. Em sua fala, Sandra trará a linguagem tátil das cores como método assistivo para pessoas com deficiência visual e como utilizá-la no dia a dia para qualquer superfície e gerando autonomia e inclusão social.
11/01 às 16h: Gustavo Krelling, artista visual e figurinista premiado, abordará os “Caminhos do Encantamento – a arte da ressignificação”, trazendo as exposições de arte feitas com materiais reciclados e ressignificados.
11/01 às 17h: Rodrigo Weber, Gerente Executivo da CARTROM, indústria de conversão de embalagens que privilegiam a sustentabilidade com processos funcionais e uso racional de recursos, também participará dos talks falando sobre “Aprendizados com as jornadas ‘Fora da Caixa'”, onde contará como a pandemia ressignificou a atuação da empresa, tornando-a alinhada com os preceitos de sustentabilidade e geração de valor.
12/01 às 16h: Jeane Rocha, farmacêutica bioquímica, especialista em marketing olfativo e fragrâncias, abordará o tema “Congruência entre aromas e design”, trazendo para o debate a importância de se entender e trabalhar o design olfativo nos projetos sensoriais.
12/01 às 17h: Para fechar a programação, a designer de interiores e economista, Alessandra Ramos, trará o case do Hotel Intercity em sua fala sobre “Design sensorial e como essa tendência pode influenciar no mundo dos negócios”.
As palestras acontecerão às 16h e às 17h no Alto da XV Mall de forma gratuita e com número limitado de vagas. Para participar, basta fazer a inscrição pelo link do Sympla.
Serviço
Sensori&Arte
Local: Alto da XV Mall
Palestras e inscrições
09/01/2024
16h – Conectando o design com os super sentidos, com Katalin Stammer
17h – Meditação na Vida Criativa, com Amanda Caroline da Silva
10/01/2024
16h – Palestra e oficina – Linguagem Tátil das Cores See Color, com Sandra Marcchi
11/01/2024
16h – Caminhos do Encantamento – a arte da ressignificação, com Gustavo Krelling
17h – Aprendizados com as jornadas “Fora da Caixa”, com Rodrigo Weber
12/01/2024
16h – Congruência entre aromas e design, com Jeane Rocha
Sobre o Alto da XV Mall
O Alto da XV Mall, administrado pela Cia Iguaçu, é um centro de compras e lazer, que oferece facilidades e conveniência. Com cerca de 130 lojas, possui um amplo mix de operações, além de uma programação intensa de eventos e ações voltadas à comunidade. Recentemente passou por revitalizações e já recebeu um investimento de mais de R$ 5 milhões.