O Novo escolheu o ex-deputado federal Deltan Dallagnol como pré-candidato do partido para disputar a prefeitura de Curitiba nas eleições municipais de 2024.
O que aconteceu
Novo enviou ofício aos institutos de pesquisa para incluir o nome de Dallagnol nos levantamentos de intenções de votos. O documento é assinado pelo presidente da legenda no Paraná, Lucas Santos.
Deltan pode ser impedido de concorrer à prefeitura por questões jurídicas. Em maio de 2023, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em decisão unânime, cassou o mandado de deputado federal do ex-procurador com base na Lei da Ficha Limpa.
Dallagnol não poderia ter pedido exoneração do Ministério Público Federal e se candidatado a deputado. O ex-procurador respondia a 15 procedimentos sobre sua conduta na Lava Jato. Ele concorreu a uma vaga na Câmara pelo Podemos na eleição de 2022 e se elegeu como o mais votado do Paraná, com mais de 340 mil votos.
Situação do ex-deputado é de insegurança. Apesar de ter cassado o mandato, o TSE não decidiu se ele também está inelegível pelos próximos oito anos. Neste caso, ele estaria proibido de disputar a prefeitura da capital paranaense neste ano.
Deltan filou-se ao Novo em setembro do ano passado e, desde então, tem falado em concorrer à prefeitura de Curitiba.
FONTE: UOL