Estado teve expansão de 1,5% em comparação ao mês anterior, superando a média nacional.
Paraná teve crescimento de 1,5% em agosto de 2025, liderando o aumento da atividade econômica.
A atividade econômica do Estado do Paraná apresentou expansão de 1,5% em agosto de 2025, em comparação ao mês anterior. Essa taxa, ajustada sazonalmente, é a maior entre os 13 estados pesquisados pelo Banco Central no Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR). O estudo foi feito pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) e divulgado nesta sexta-feira (24).
Desempenho superior
O Paraná superou as médias de estados como Rio Grande do Sul (0,64%), São Paulo (-0,03%) e Bahia (-0,04%). Em contraste, o crescimento paranaense foi três vezes superior ao da atividade econômica nacional, que avançou apenas 0,40% no período.
Setor industrial em alta
O alto desempenho do Paraná pode ser atribuído principalmente à indústria, que contabilizou um incremento de 4,2% na produção. Além disso, a produção estadual de grãos registrou um crescimento significativo de 23% em relação à safra de 2024.
Declarações de autoridades
O governador do Paraná, Ratinho Junior, celebrou o resultado: “Com a menor taxa de desemprego da nossa história e atração de investimentos, o Paraná continua em franca evolução.” Jorge Callado, diretor-presidente do Ipardes, destacou o ambiente favorável para o desenvolvimento produtivo como fator-chave para o sucesso.
Perspectivas futuras
Ulisses Maia, secretário do Planejamento, ressaltou o impacto do crescimento econômico no bem-estar da população, afirmando os ganhos sociais com a geração de emprego e renda aos paranaenses.